Fatos Históricos do dia 9 de outubro - Linguagem Consciente

Jose´do Patrocínio
Em 9 de outubro de 1853  nasce Jose do Patrocínio, jornalista, professor, filho do padre João Carlos Monteiro com a quitandeira Tia Justina.


Mario de Andrade

Em 9 de outubro de 1893 - Nasceu o escritor Mario de Andrade, poeta, musico, crítico e ensaísta,  brasileiro, um dos importantes nomes da Semana de artes de 1922.
Ismael Nery
Em 9 de outubro de 1900 - nasce em Belém do Pará, Ismael Nery, pintor surrealista. foi casado cm a poetisa Adalgisa Ferreira.
Em 9 de outubro de 1906 - nasce Leopoldo Sédar Seghor, estadista e poeta senegalês.

Ramon Emílio Valdés, ou Bebo Valdés

Em 9 de outubro de 1918 - Nasceu em Quivicom, Ramon Emílio Valdés Amaro, pre-cursor do Jazz afro cubano, compositor e pianista. falecido em março de 2013 na Suécia.

Em 9 de outubro de 1922 nasce Olga Guillot, cantora cubana
Genny Gleizer
Em 9 de outubro de 1935 - grande manifestação no Teatro João Caetano, contra a deportação da camarada Genny Gleizer, membro da UJC, retirada do Brasil pela ditadura de Getúlio Vargas. E dois dias depois ela foi colocada no navio Aurigny, e disse ao sair daqui, vocês me maltrata, espanca-me, mas quando Luis Carlos Prestes dirigir o Brasil hão de pagar por tudo. E assim ela acabou indo para a Romênia.
jornalista Assis Chateaubriant
1937
Em 9 de outubro de 1937 - A Comissão executora do Estado de Guerra resolveu que seria livre a propaganda eleitoral.
Em 9 de outubro de 1940 - nasce John Lennon, musico britânico cantor e compositor

Em 9 de outubro de 1945 - nasce Taiguara, cantor e compositor brasileiro
Em 9 de outubro de 1961 - O Partido Comunista Americano foi declarado ilegal nos Estado Unidos da América.

Em 9 de outubro de 1962 - Uganda torna-se república



Chê Guevara

Em 9 de outubro de 1967 - Anunciada a morte de Ernesto Chê Guevara de La Serna.

Em 9 de outubro de 1968 - Numa Reportagem da Revista Veja, o orgão da imprensa destaca as agressões promovidas por estudantes da Universidade do Mackenzie e estudantes da USP, provocação iniciadas pelos alunos do Mackenzie qu resolveram jogoram ovos nos estudantes da USP, quando eles arrecadavam dinheiros num pedágio visando participarem de um Congresso da UNE.

Em 9 de outubro de 1970 - O presidente Emilio Garrastazu Medici próximo de Altamira-PA, inaugura a placa alusiva ao início da construção da Rodovia Transamazônica.

Em 9 de outubro de 1975 - Nasce Sean Lennon , filho John Lennon e Yoko Ono


Em 9 de outubro de 1982 - O jornal O Estado de São Paulo, confirmou que Mauricio Grabois, havia sido morto na véspera do Natal.

Em 9 de outubro de 1999 - falece o poeta e cronista João Carlos de Melo Neto.
Em 9 de outubro de 2002 - Foi publicado pela Ecoa um texto sobre o povo indígena "guató", que vive no Pantanal e é chamado de os indígenas canoeiros, tem línguas com parentesco dos bororos, kaigangs, karajas e xoklens, segundo os antropólogos estão alí a pelo menos 800 anos, e foram estudados pelo professor Darci Ribeiro.

Em 9 de outubro de 2006 - Foi criado o Foro de Afrodiscendiente Y Africanos en La Argentina. Com o objetivo de promover o pluralismo social, cultural e a luta contra a discriminação de uma população de mais de 2 milhões de habitantes. O Instituto Contra a Discriminação (INADI) é o organismo público encarregado de combater a discriminação e o racismo na Argentina.

Em 9 de outubro de 2007 - Durante o Curso de Formação continuada em História e Cultura Afro - Brasileira e Africana da Faculdade de Educação de Campus /central PUC-RS em Porto Alegre, quando foi tema "Os Estados africanos dos Séculos XVI ao XVIII  Extensão universitária.
 Em 9 de outubro de 2012 -Aconteceu o Encontro de História e Cultura dos Povos Indígenas e Afro descendentes - Revista Historiem - UPE.

Em 9 de outubro de 2015 - O aniversário de 60 anos de Maria Patul, inspirado nos anos 60, conforme informações da conexão Afro. Com Carmem de Oxalá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti