Justiça para Walter Rodney





Aajay Murphy
14 de junho de 2016

Será que não há JUSTIÇA PARA ASSASSINATO, MESMO DEPOIS DE 36 ANOS? RELATÓRIO DA COMISSÃO EMITIDO NO ASSASSINATO

DO DR. WALTER RODNEY.

Entretanto, o governo GUIANA recusou-se a tornar público o relatório OU seguimento às recomendações do COI.

Justiça para Walter Rodney!

Justiça para sua família, seu irmão e para todos os povos que estão preocupados com os direitos humanos e dignidade humana básica.

A Comissão de (COI) Relatório de Inquérito (fevereiro 2016) descobriram que o Governo da Guiana estava diretamente envolvido no assassinato de Walter Rodney, em 13 de Junho de 1980.

No entanto, o Governo da Guiana se recusou a fazer o relatório público ou agir sobre as conclusões COI.

Diga o Governo Guiana - 36 anos depois - Basta! Exigir justiça AGORA!

Assine a petição e passá-lo para outras pessoas em sua comunidade.

Como sempre, obrigado por seu apoio permanente do legado do Dr. Walter Rodney.

----------------------------------

Leia mais sobre o plano de fundo para o assassinato de Walter Rodney, a Comissão do Relatório do Inquérito (COI) sobre a forma como o primeiro-ministro, a Força de Defesa da Guiana e da Força Policial da Guiana desempenharam papéis diretos em sua morte.

Walter Rodney foi morto em Georgetown, Guiana, na sexta-feira 13 de junho de 1980 por uma bomba que estava escondida em um walkie-talkie. Ele tinha 38 anos. Rodney deixou para trás sua esposa (Patricia) e seus três filhos (Shaka, Kanini e Asha).

Dr. Walter Rodney (1942-1980), um historiador da Guiana-nascido, educador, pan-africanista, estudioso e ativista político, era bem conhecido em todo o mundo. Ele é reconhecido como uma das mentes mais brilhantes do Caribe e sua obra seminal, como Europa Underdeveloped África, estabeleceu um novo paradigma para a compreensão do impacto duradouro e legado do colonialismo.

A co-líder da Aliança do Povo de trabalho um dos principais partidos da oposição, ele emergiu como um líder popular entre o movimento de resistência contra o governo Burnham. Walter Rodney foi apontado como um perigo para o primeiro-ministro Burnham sua administração Popular Congresso Nacional (PNC) para manter o poder.

Em 13 de Junho de 1980, um carro-bomba explodiu matando Walter Rodney. O Governo da Guiana sustentou que Walter Rodney foi responsável por sua própria morte - a alegação era de que ele planejava usar a bomba escondida no walkie-talkie para explodir a prisão, mas que acidentalmente explodiu. A família Rodney e irmão de Walter Rodney Donald Rodney, que sobreviveu à explosão, negou veementemente a afirmação do governo. Pessoas e organizações em todo o mundo protestaram contra o assassinato. Mais de 30.000 apoiantes da Guiana e internacionais compareceram ao seu funeral no que foi descrito como uma "demonstração impressionante de solidariedade racial e desafio".

Depois de décadas de exigências para a investigação e justiça pela família Rodney e outros, uma Comissão funcionário público Presidencial de Inquérito (COI) sobre a morte de Walter Rodney foi finalmente autorizada em 2014 pelo então presidente Donald Ramotar da Guiana. O COI foi encarregado de descobrir a verdade sobre a morte de Walter Rodney. O processo de dois anos "revelou uma riqueza de evidências" que é detalhado no relatório do COI, datada de 08 de fevereiro de 2016.

O relatório do COI concluiu que o assassino Gregory Smith era um agente do Estado. Sem o conhecimento de Walter Rodney, Smith colocou a bomba no walkie-talkie e desencadeou-lo remotamente, resultando em sua morte. Ele concluiu ainda que Smith atuou sob a direção de os mais altos escalões do governo PNC. O Relatório especificamente identificados funcionários que desempenharam papéis importantes na conspiração para matar Walter Rodney: então o próprio primeiro-ministro Burnham; Sr. Laurie Lewis, então chefe da Polícia Divisão Especial, Chefe de Imigração e mais tarde Comissário de Polícia (incl Passport Office.); Major General Norman McClean, então Chefe do Estado Maior das Forças de Defesa da Guiana; e Mr. Cecil "Skip" Roberts, então vice-comissário de polícia e crime chefe.

Em 08 de fevereiro de 2016, o relatório do COI foi submetido ao Presidente David Granger. Dado que a Comissão está autorizada sob a Comissão de Investigações Act, e considerando anteriores escritos do presidente Granger acadêmicos sobre a proeminência (partido ao longo do estado) da PNC, seria de se esperar que ele aceitar e tornar público o relatório do COI imediatamente. Em vez disso, o presidente Granger eo governo da Guiana têm criticado o último Presidente Donald Ramotar que autorizou o COI, menosprezado testemunhas e os Comissários louváveis, desafiou o processo, e não fez oficialmente ao público COI Report. Altamente notório é a celebração do Governo da Guiana de Burnham dentro de suas celebrações do 50º aniversário, com o presidente Granger divulgando Burnham como um líder com um "record exemplar" e "Recolha [ing] seus esforços para restaurar a coesão social; para promover a inclusão política e para alimentar a unidade nacional. "Esta é uma descrição revisionista da história da Guiana.

Já é suficiente! Por que a continuação encobrimento dos fatos surpreendentes e conclusões do relatório do COI?

O relatório do COI concluiu que a morte de Walter Rodney foi um ato de violência para fins políticos - um ato de terrorismo de Estado. Ao tomar a vida de Walter Rodney, o Governo da Guiana violado sua própria constituição, que afirma que "Nenhuma pessoa será privada de sua vida intencionalmente salvo em execução da sentença de um tribunal relativamente a uma infracção nos termos das leis da Guiana de qual ele foi condenado ".

DIGA o Governo da Guiana que deve:

Oficialmente liberar o relatório do COI.
Prossiga com a implementação de suas recomendações.
Alterar o "modo da morte 'na certidão de óbito de Walter Rodney de" morte por desventura "para" assassinato ".
Alterar a profissão na certidão de óbito de Walter Rodney de "desempregados" para "Historiador / Professor".
Derrubar a condenação de Donald Rodney e expurgar quaisquer antecedentes criminais relacionados.
Assine a petição e passá-lo para outras pessoas em sua comunidade.

Como sempre, obrigado por seu apoio permanente do legado do Dr. Walter Rodney.

Leia o relatório do COI completa: http: //digitalcommons.auctr.edu/wrcoi/1/.

Google Tradutor para empresas:Google Toolkit de tradução para appsTradutor de sitesGlobal Market Finder

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura Afro - brasileira se manifesta na música, religião e culinária

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti