Pular para o conteúdo principal

as manifestações no Brasil em 15 de março de 2017

AO VIVO: A greve e as manifestações pelo Brasil nesta quarta

São Paulo – Trabalhadores de pelo menos 25 estados e Distrito Federal fazem greves nesta quarta-feira (15) contras as reformas trabalhista e da Previdência, proposta pelo governo de Michel Temer. Uma greve de ônibus e uma paralisação no MetrôatingeSão Paulo, a maior cidade do país, e em quase todas capitais.

AO VIVO

12:39 – SP já tem quase 90% das linhas de ônibus funcionando 
Segundo informações da SPTrans, a cidade conta com 87,5% da frota programada em operação.
12:31 – Trabalhadores fazem ato contra as reformas da Previdência em Matão (SP)
Em parceria com a subsede da CUT em São Carlos, no interior de São Paulo, e o Sindicado dos Metalúrgicos de Matão, trabalhadores pedem para negociar as reformas da previdência e trabalhista.
Sindicato dos metalúrgicos em ato com a CUT São Carlos© image/jpeg Sindicato dos metalúrgicos em ato com a CUT São Carlos
– (Concedido por Andre Eduardo Larocca/EXAME.com)
12:21 – Mais estações do metrô foram abertas
As seguintes estações estão funcionando no momento:
Linha 1-Azul: operando entre as estações Ana Rosa e Luz
Linha 2-Verde: operando entre as estações Alto do Ipiranga a Vila Madalena
Linha 3-Vermelha: operando entre as estações Marechal Deodoro e Bresser-Mooca
Linha 4 -Amarela: opera em toda a extensão
Linha 5-Lilás: operando em toda a extensão, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro
Linha 15 -Prata: Paralisada
12h13 – Veja as fotos da manhã de greve do transporte público em São Paulo
11:29 – SP já está com 85% das linhas de ônibus funcionando normalmente
Neste momento, segundo informações da SPTrans, a cidade de São Paulo conta com 85% da frota programada em operação.
11:12 – Usuários relatam dificuldades com a greve do transporte público em São Paulo
Adriano Galvão, de 35 anos, tinha um voo marcado para as 10 horas no Aeroporto de Congonhas com sentido a Salvador, na Bahia.
Ele chegou por volta das 8h no terminal jabaquara com o objetivo de pegar um ônibus sentido aeroporto, mas se surpreendeu com a greve do transporte público na capital. Preocupado em não perder o voo, ele chamava um Uber para tentar chegar a tempo. “Cheguei aqui e não encontrei nada, nenhum ônibus para lá. Vou pegar um Uber agora. Tem trânsito, mas acho que dá para chegar”, disse
Adriano Galvão, de 35 anos, tinha um voo marcado para as 10horas no Aeroporto de Congonhas com sentido a Salvador, na Bahia. Ele chegou por volta das 8h no terminal Jabaquara, mas foi surpreendido pela paralisação: Passageiro se preocupa em perder voo durante paralisação© image/jpeg Passageiro se preocupa em perder voo durante paralisação
O passageiro Adriano Galvão, de 35 anos (Bárbara Ferreira Santos/EXAME.com)
Já a técnica de enfermagem Juscilene Rodrigues dos Santos ficou durante duas horas esperando a baldeação para a linha azul sentido Tucuruvi. Ela precisava chegar ao trabalho na região da estação Santana.
Ela concorda com os protestos contra a reforma da Previdência. “Por um lado, eu acho bom porque todo mundo tem que ter o direito de se manifestar. Mas parar o mundo? Se eu não for trabalhar, meu chefe não quer saber da reforma. Quer saber que eu tenho q tratar o paciente”, diz
A técnica de enfermagem Juscilene Rodrigues dos Santos esperando a baldeação para a linha azul sentido Tucuruvi - paralisação 15/03/2017: Durante paralisação, passageira aguarda baldeação no metrô© image/jpeg Durante paralisação, passageira aguarda baldeação no metrô
A técnica de enfermagem Juscilene Rodrigues dos Santos esperando a baldeação para a linha azul sentido Tucuruvi – (Talita Abrantes/EXAME.com)
11h – SP já está com 61% das linhas de ônibus funcionando normalmente
Segundo informações da SP Trans, por volta das 10h30, a cidade de São Paulo já contava com 61% da frota programada para este horário. Alguns ônibus voltaram a circular por volta das 8h da manhã.
10:57 – Estações Sumaré e Vila Madalena foram abertas
Com isso, além da linha 4-Amarela, as seguintes estações estão funcionando no momento:
Linha-Azul: entre as estações Ana Rosa e Luz – integração com as linhas 2-Verde em Ana Rosa e Paraíso, 3-Vermelha em Sé, e 4-Amarela;
Linha 2-Verde: entre as estações Ana Rosa e Clínicas – integração com as linhas 1-Azul em Ana Rosa e Paraíso, e 4-Amarela em Consolação; estações Vila Madalena e Sumaré.
Linha 3-Vermelha: entre as estações Marechal Deodoro e Bresser/Mooca – integração com as linhas 1-Azul em Sé, 4-Amarela em República;
Linha 5-Lilás: em toda extensão entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.
10:41 – Termo Greve Geral é o mais comentado no Twitter neste momento 
10:22 – Como estão os protestos no Rio de Janeiro
Segundo informações do jornal O Globo, protestos causam congestionamentos em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro. Neste momento, há protestos nas duas pistas da Avenida Brasil e na Avenida Rio de Janeiro, na altura do Instituto de Traumatologia e Ortopedia.
De acordo com a CUT, nesta manhã, estradas foram fechadas no estado:
10:18 – Manifestantes invadem Ministério da Fazenda desde a madrugada desta quarta
Mais de 1.500 pessoas ocuparam na madrugada desta quarta-feira, 15, a sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, segundo informações distribuídas à imprensa pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
09:53 – No terminal Jabaquara, passageiros enfrentam filas para entrar em ônibus 
Neste momento, passam ônibus em direção a outras estações, como Santa Cruz, Ana Rosa e São Judas. As pessoas se espremem para entrar nos poucos ônibus que passam pelo terminal.
Passageiros enfrentam filas para entrar nos ônibus intermunicipais que chegam no terminal Jabaquara: 6ed4c4c8-26df-4e20-b14d-c41751f8ec75© image/jpeg 6ed4c4c8-26df-4e20-b14d-c41751f8ec75
Passageiros enfrentam filas para entrar em ônibus em direção a estações de metrô como Ana Rosa e Santa Cruz (Bárbara Ferreira Santos/EXAME.com)
Pessoas aguardam a liberação dos ônibus ou a abertura dos portões do metrô no Terminal Jabaquara, em São Paulo: 0132cbd4-ff83-44f0-9720-fa1861bdb4be© image/jpeg 0132cbd4-ff83-44f0-9720-fa1861bdb4be
Pessoas aguardam a liberação dos ônibus ou a abertura dos portões do metrô no Terminal Jabaquara, em São Paulo (Bárbara Ferreira Santos)
09:47 – Supervisor da estação Luz do metrô comenta funcionamento das linhas
De acordo com Rogério Fernandes, supervisor-operacional da estação Luz, 17 pessoas estão trabalhando no plano de contingência na unidade. Normalmente, são 12. Todos não aderiram ao movimento. “Se mais gente chegar, mais estações podem ser abertas”.
09:40 – Ônibus voltam a circular em São Paulo
De acordo com a SPTrans, os terminais urbanos da cidade já contam com 50% das linhas em operação.
09:36 – Terminal Pinheiros funciona com baixa saída de ônibus
O terminal Pinheiros, em São Paulo, está operando com baixa frota de ônibus.
Terminal Pinheiros, em São Paulo: 2a06840a-c275-4eda-9c7d-24d567895de3© image/jpeg 2a06840a-c275-4eda-9c7d-24d567895de3
Terminal Pinheiros, em São Paulo (Diogo Max/EXAME.com)
09:15 – Agências de bancos não vão abrir por causa da greve
Os bancários participam nesta quarta-feira, dia 15, do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, contra as Reformas da Previdência e Trabalhista.
Segundo nota enviada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, não vão funcionar, durante todo o dia, agências localizadas nos principais corredores da capital (regiões com mais concentrações de agências bancárias) e prédios administrativos dos bancos, como na Avenida Paulista, Faria Lima região central, entre outros locais.
A partir das 17h, trabalhadores de todas as categorias se concentram no vão livre do Masp para um grande ato.
Via Estadão Conteúdo
09:03 – Metrô anuncia operação dos trechos:
Linha 1-Azul: operando entre as estações Ana Rosa e Luz
Linha 2-Verde: operando entre as estações Ana Rosa e Clínicas
Linha 3-Vermelha: operando entre as estações Marechal Deodoro e Bresser-Mooca
Linha 4 -Amarela: opera em toda a extensão
Linha 5-Lilás: operando em toda a extensão, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro
Linha 15 -Prata: Paralisada
477edd28-5dd1-4447-a807-27b23638409d (1)© image/jpeg 477edd28-5dd1-4447-a807-27b23638409d (1)
– (Bárbara Ferreira Santos/EXAME.com)
08:56 – Passageira descreve trajeto entre Franco da Rocha e a estação Pinheiros do Metrô
A promotora de vendas Valéria Bezerra da Silva demorou 2 horas e meia para percorrer o trajeto entre Franco da Rocha e a estação Pinheiros de Metrô. Em dias sem greve, ela leva 2 horas para completar o mesmo percurso.
O que atrapalhou hoje? Um volume elevado de pessoas na luz. Na estação Pinheiros, segundo ela, o número de pessoas está bem menor nesta quarta-feira (15).
A promotora de vendas Valéria Bezerra da Silva: 83c3544c-56aa-42ff-a45a-b2a8fdc90831© image/jpeg 83c3544c-56aa-42ff-a45a-b2a8fdc90831
A promotora de vendas Valéria Bezerra da Silva (Talita Abrantes/EXAME.com)
08:50 – Vergueiro segue com tráfego lento
//platform.twitter.com/widgets.js
08:39 – Longa fila de passageiros aguardam a liberação dos ônibus no terminal Jabaquara
Sem opção, muitos passageiros sentam no meio fio. Neste momento, só há ônibus intermunicipais e vans chegando no local.
Vale lembrar que o terminal recebe passageiros do extremo da Zona Sul de SP e de regiões do ABC paulista.
No terminal de ônibus do Jabaquara, uma longa fila de passageiros aguardam a liberação dos ônibus ou a abertura dos portões do metrô: Terminal de ônibus do Jabaquara, em São Paulo© image/jpeg Terminal de ônibus do Jabaquara, em São Paulo
No terminal de ônibus do Jabaquara, uma longa fila de passageiros aguardam a liberação dos ônibus ou a abertura dos portões do metrô (Bárbara Ferreira Santos/EXAME.com)
08:28 – Rodovia Anchieta está congestionada 
De acordo com a Ecovias, a Anchieta, sentido Litoral, está congestionada do km 60 ao km 65, na chegada a Santos, devido manifestação.
08:21 – Passageiros relatam dificuldades para chegar ao trabalho
Quem chega na estação Jabaquara do metrô (Linha 1-Azul), está ainda esperando os ônibus voltarem a funcionar. A estagiária Denise Nogueira chegou no Jabaquara e se surpreendeu com os portões fechados. Ela afirmou que busca um ônibus que a leve até a estação Ana Rosa. “Vou tentar chegar no trabalho, pegar ônibus, metrô e ônibus de novo. Minha supervisora vai entender porque ela também teve problemas para chegar, mas foi de carro”.
Já a enfermeira Elaine Silva tirou foto do cartaz de greve e dos portões fechados para mostrar ao chefe que não terá como chegar no trabalho. “Ele pediu para eu dar um jeito de chegar, porque ele conseguiu ir de carro. Mas eu não tenho como ir. Tirei a foto para mostrar isso para ele”, disse. Elaine afirmou que pegou um ônibus da Vila Santa Catarina até o Jabaquara na esperança de encontrar o metrô funcionando pelo menos parcialmente. “Levei 40 minutos num percurso que eu faço em 15. Agora, vou voltar para casa e pegar esse trânsito de novo”, afirmou.
Terminal Jabaquara: passageiros aguardam a liberação dos ônibus ou a abertura dos portões do metrô: 6dc6154b-82e2-4abe-9620-0179fe644904© image/jpeg 6dc6154b-82e2-4abe-9620-0179fe644904
Terminal Jabaquara: passageiros aguardam a liberação dos ônibus ou a abertura dos portões do metrô (Bárbara Ferreira Santos/EXAME.com)
08:17 – Engarrafamento na Rodovia Raposo Tavares
//platform.twitter.com/widgets.js
08:01 – Fluxo de passageiros segue normal na estação Presidente Altino da CPTM
O fluxo passageiros na estação Presidente Altino da CPTM, que atende às linhas 8 e 9, segue normal. Segundo funcionários da estação, a transferência para as estações Brás, Barra Funda e Tamanduateí estão fechadas.
Estação Presidente Altino da CPTM, que atende às linhas 8 e 9 durante paralisação no dia 15/03/2017: 49ce30c0-7c5e-4212-a3a1-6ed16c1a1afb© image/jpeg 49ce30c0-7c5e-4212-a3a1-6ed16c1a1afb
Estação Presidente Altino da CPTM, que atende às linhas 8 e 9 (Talita Abrantes/EXAME.com)
08:02 – Por conta da paralisação, CET libera os corredores de ônibus
As faixas exclusivas à direita estão liberadas até às 12h.
De acordo com a CET, o rodízio municipal de veículos e a cobrança da Zona Azul estão suspensos em São Paulo nesta quarta-feira (15).
//platform.twitter.com/widgets.js
7:56 – Funcionamento das linhas do metrô
Veja quais trechos voltaram a operar:
Linha 1-Azul: operando entre as estações Ana Rosa e Luz.
Linha 2-Verde: operando entre as estações Ana Rosa e Clínicas.
Linha 3-Vermelha: operando entre as estações Marechal Deodoro e Bresser-Mooca.
Linha 5-Lilás: operando em toda a extensão, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro
07:43 – No Jabaquara, funcionários do metrô orientam os passageiros
No terminal Jabaquara, funcionários do metrô estão dando explicações aos usuários de como eles podem chegar ao trabalho.
Eles fizeram um discurso na frente da estação explicando às pessoas que o motivo da greve não é contra a população, mas para defender a aposentadoria de todos. “A gente não quer prejudicar a população, mas quer defender os direitos dos trabalhadores”, afirmou o operador de trem da linha 1-Azul Altino de Melo. Após o discurso, os funcionários chegaram a ser aplaudidos pelas pessoas que pediam informações sobre o funcionamento dos trens.
“Mesmo com a liminar, a gente decidiu manter a greve e vamos recorrer da decisão. Nós gostaríamos de ver liminar para defender o trabalhador e não para nos prejudicar”, disse Altino.
“Deveria ter uma liminar para impedir que o Temer não prejudique a nossa aposentadoria. Aliás, se ele quer mudar a aposentadoria, ele deveria abrir mão da dele, que ele obteve quando tinha 55 anos”
Segundo os funcionários, oito trens estão circulando na linha azul entre as estações Ana Rosa e Luz, operados por supervisores.
Na estação Jabaquara do metrô, na Zona Sul de São Paulo,, os passageiros encontraram os portões fechados© image/jpeg jabaquara
Na estação Jabaquara do metrô, na Zona Sul de São Paulo,, os passageiros encontraram os portões fechados (Bárbara Ferreira Santos/EXAME.com)
07:31 Passageiros encontram estação Jabaquara fechada
Estação Jabaquara do metrô fechada devido a greve© image/jpeg Estação Jabaquara do metrô fechada devido a greve
Estação Jabaquara da linha 1-Azul do metrô fechada devido a greve (Bárbara Ferreira Santos/EXAME.com)
07:16 Engarrafamento na Dutra
A rodovia Presidente Dutra ainda está engarrafada, segundo o Waze. A Carlos Caldeira Filho, na Grande São Paulo, também está travada. Régis Bittencourt e Raposo Tavares apresentam trânsito muito intenso.
07:13 CET: 12% das vias de São Paulo têm lentidão
Segundo a CET, são 108 km com trânsito intenso. No sentido Norte, 15km apresentam lentidão; no Leste, 21km; no sentido Centro, 8km; no sentido Oeste, 30km; e no sul, 31%.
Acompanhe pelo link: http://cetsp1.cetsp.com.br/monitransmapa/agora/
07:07 CPTM tem operação especial durante paralisação
A CPTM, serviço de trens em São Paulo, informou que está operando em regime especial durante a paralisação. Os horários de pico foram estendidos em todas as linhas até que a demanda seja reduzida. Veja todas as alterações anunciadas pela CPTM:
07:00 Trânsito parado no Morumbi
Trânsito começa a travar na avenida Giovani Gronchi, perto do Morumbi Town© image/jpeg Trânsito começa a travar na avenida Giovani Gronchi, perto do Morumbi Town
Trânsito começa a travar na avenida Giovani Gronchi, perto do Morumbi Town (Valéria Bretas/EXAME.com)
06:46 Trânsito intenso na Vergueiro
A CET informa que o rodízio foi suspenso em São Paulo, e a circulação está liberada nas faixas de ônibus até meio-dia. Nos corredores, táxis e fretados podem transitar.
Trânsito na Vergueiro durante a greve© image/jpeg Trânsito na Vergueiro durante a greve
Trânsito na Vergueiro durante a greve (Valéria Bretas/EXAME.com)
06:41 Passageiros esperam ônibus em São Paulo
Na Domingos de Moraes, paulistanos fazem fila para pegar ônibus. O sindicato dos motoristas não soube explicar a circulação deste veículo, e reiterou que as operações só vão ser retomadas às 8h.
Paulistanos na fila do ônibus na Domingos de Moraes durante a greve: AO VIVO: A greve e os protestos pelo Brasil nesta quarta© image/jpeg AO VIVO: A greve e os protestos pelo Brasil nesta quarta
Paulistanos na fila do ônibus na Domingos de Moraes durante a greve (Valéria Bretas/EXAME.com)
06:38 Rodízio de veículos está suspenso em São Paulo
A CET informa que o rodízio de veículos por número da placa foi suspenso em São Paulo devido à paralisação dos serviços de transporte. Além disso, as faixas de ônibus estarão liberadas até o meio-dia.
06:35 Metrô anuncia que trechos voltaram a operar
O metrô informou que alguns trechos de linhas voltaram a operar:
Linha 1 – entre estações Ana Rosa e Luz
Linha 2 – entre estações Ana Rosa e Clínicas
Linha 3 – entre estações Marechal Deodoro e Bresser Mooca
Linha 5 – entre estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro
06:25 No Rio, ônibus circulam normalmente
Apesar da ameaça de paralisação, os ônibus circulavam normalmente no rio de Janeiro, segundo o jornal O Globo. Metrô, trem e barcas anunciaram que também vão manter o transporte normal.
06:12 Transportes não funcionam em São Paulo
O metrô não estava operando em São Paulo, exceto pela Linha 4-Amarela, e pouquíssimos ônibus circulavam nas ruas. O trânsito já começava a ficar intenso em algumas das principais vias da capital.
Arquivado em:BRASIL
Estação de metrô fechada devido a greve em São Paulo: Commuter talks on his mobile phone next to a notice outside a closed metro Barra Funda station during a strike against Brazilian Social Welfare reform project from government in Sao Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura Afro - brasileira se manifesta na música, religião e culinária

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti