Artigo -Dia da Mulher de Cabo verde - Manoel Messias Pereira

Hoje dia 27 de março, marca o dia da Mulher de Cabo Verde, uma data que registra em 1981 a fundação da Organização das Mulheres de Cabo Verde - OMCV. E o que percebemos é que essas senhoras, meninas, mulheres são pessoas batalhadoras, humildes, corajosas e determinadas. Verdadeiras guerreiras. A luta de todas é pelo fim de todas as formas de discriminações, contra elas.

O Lema da associação é alcançar a Igualdade de gênero e empoderar as Mulheres. E essa organização encontra-se instalada na Rua Andrade Corvo n.21 -Caixa Postal 213 Praia, sendo que o Tel. +2382612455 é uma entidade não governamental.

No livro Justiça Popular de Boa Ventura de Souza Santos, fala da Democracia Nacional Revolucionária que preconiza o exercício efetivo do poder pelas massas populares e nesta ótica que a população encontra-se o poder pelas massas populares é que entra a Organização das Mulheres de Cabo verde ao lado de outras entidades. Que tem o incetivo do Partido gradualmente na perspectiva do desenvolvimento e consolidando cada vez mais o exercício do poder efetivo.

O que observamos´é que essa organização tem um trabalho que ultrapassa o mapa geográfico político e acreditamos nisto, porque em 2005, essa organização esteve interesses no programa Padaria artesanal do governo do Estado de São Paulo. E ouvi também que em Lisboa há movimentos das mulheres cabo-verdianas.

Entre as reclamações das mulheres daquele país, observamos as mulheres portadoras de deficiências tens reclamados do processo de isolamento e discriminações. Mas essa é uma luta de todas as mulheres e homens em todo o mundo. é preciso sim repensar a vida.

Entre as ações que julgo importantes que essas mulheres realizam, estão o trabalho de solidariedade as vítimas das erupções vulcânicas, e por todas elas há o recolhimento de alimentos não perecíveis, de roupas, de artigos de higiene pessoal que são distribuídas a essas vitimas da catástrofe natural. Além do acolhimento de crianças em idades pré escolar e escolar, ale´m do acolhimento as pessoas idosas.

Essa associação procuram além disto participar de programas como da Organização com o Instituto do emprego e Formação Profissional (IEEP) com projetos a jovens mulheres graduadas e empreendedoristas em gestão de pequenos negócios "Amdjer de Soncert" (INA) dando assistência técnica a outros planos de negócio de São vicente e Santiago.

No Brasil a mulher mais conhecida de Cabo verde é a figura da saudosa cantora Cesária Évora e hoje a figura da cantora Cremilda Medina, Geralmente a nossa mídia brasileira nunca demonstra qualquer informação da área da Ilha do fogo. Mas as informações que encontra-se na Internet demonstra que as mulheres de Cabo verde hoje estão preocupadas com o retrocesso da participação politica femininas nos cargos públicos. Mas a OMCV, lutando e celebrando na auto promoção das mulheres de Cabo Verde, e hoje o Primeiro Ministro vai ao mercado para entregar flores as mulheres.

Hoje é um dia de desejar a todas as mulheres de Cabo Verde o nossos mais efusivos cumprimentos, pela data e pela grande importância até então demonstrada ao longo deste contexto histórico.

Manoel Messias Pereira

professor de História
Membro da academia de letras do Brasil-ALB
São José do Rio Preto -SP.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura Afro - brasileira se manifesta na música, religião e culinária

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti