Fatos Históricos do dia 14 de março - Linguagem Consciente


Em 14 de março de 1549 - nasce em Barca-Cirenaina na África Antonio de Cartago que ficou conhecido como Santo Antonio de Catageró, o franciscano negro, que era muçulmano, mas acabou sendo escravizado e levado para a Sicilia e vendido para o sr. João  Landwula, acabando Antonio dedicado ao trabalho com doentes em hospital e ficando conhecido como religioso católico.

poeta Castro Alves


Em 14 de março de 1847 - Nasceu Antonio Castro Alves, o poeta que narrou em seus poemas as dores das pessoas escravizadas no Brasil . Conhecido hoje como o poeta dos Escravos.

Karl Marx



Em 14 de março de 1883 - Falece Karl Marx, o maior pensador do século XIX, autor do Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels.

Em 14 de março de 1903 - nasce em Macaé Benedito Lacerda, compositor, músico e maestro brasileiro.
Em 14 de março de 1911 nasce Synval Machado silva, cantor e compositor brasileiro


Abdias do Nascimento


Em 14 de março de 1914 - Nasce Abdias do Nascimento, ativista social, professor, antropólogo, poeta, ex-deputado, Senador da República, criador do TEN - Teatro Experimental do Negro, filho de Santo, Um dos ícones da cultura negro no Brasil.E hoje o Centenário de Abdias do Nascimento.
Em 14 de março de 1914 - nasce em Sacramento -MG, Carolina de Jesus, escritora brasileira, que morava numa favela em São Paulo e faleceu em 13 de fevereiro de 1977.

Em 14 de março de 1933 nasce em chicago Quincy Jones arranjador vocal e produtor muiscal
Gregório Bezerra
Giocondo Dias
Graciliano Ramos
Em 14 de março de 1936 - Desembarcaram no Rio de Janeiro 116 presos políticos, participantes dos acontecimentos do Nordeste, dentre eles Gregório Bezerra, Giocondo Dias e Graciliano Ramos, sendo encaminhados para a Casa de Detenção.
Dr. Jose Liberato Caboclo
Em 14 de março de 1938 - Nasceu Jose Liberato Caboclo, ex-deputado federal pelo PDT, e ex-prefeito Municipal de São José do Rio Preto-SP, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP, doutor em Cirurgia. Como prefeito fez um mandato voltado para as causas sociais, foi o Edil que mais creche organizou na cidade além do Leve Leite, recebeu o Prêmio da Unicef como o Prefeito Amigo das Crianças.
Em 14 de março de 1945 - nasce Pakalitha Mosisili ex-primeiro ministro do Lesoto de 2008 a 20015.
Em 14 de março de 1956 - Início do Congresso do PCUS com a apresentação do Relatório de Khrushchev contendo as denúncias de crimes de Josef Stalin. E adoção da linha imposta por Khrushchev, a da solução pacífica de transição para o socialismo, fato que geraram uma série de mudanças no PCB.

Em 14 de março de 1959 - nasce Tamara Lou Tunie em Mckeesport, atriz estadunidense.


Fernando Augusto de Santa Cruz
Em 14 de março de 1971 - Um carcereiro de nome Marechal, informava a mãe de Fernando Augusto Santa Cruz, um revolucionário brasileiro, que havia desaparecido em fevereiro de 1971, que ele estava no cárceres do I Exercito. E lá foi deixado comidas e roupas, mas tudo não passou de um engano, para o desespero de dona Elzita, que na oportunidade havia escrito para o Marechal Juarez Távora e para os generais Golbery do Couto e Silva e Eduardo D'Avila Melo, procurando por seu filho. A verdade é que o tal Mal, que havia informado a mãe era apenas um torturador do CODI/DOI, que usava nome falso. E até hoje procura-se Fernando Augusto de Santa Cruz. Mais um crime praticado pelo Estado Brasileiro na sua ação fascista.


Em 14 de março de 1977 - nasce Ida Corr em Aarthus, cantora, compositora e produtora dinamarquesa.



Ismael Silva


Em 14 de março de 1978 - Falece o compositor brasileiro Ismael Silva

Em 14 de março de 1985 - O presidente eleito no Brasil  Tancredo Neves, foi internado a véspera de sua hospital de Brasília onde realizou uma cirurgia abdominal e no seu lugar assumiu José Sarney. Tancredo acabou falecendo em 21 de abril de 1985.

Joan Baéz



Em 14 de março de 1988 - A cantora norte -americana Joan Baéz recebe a Medalha da Paz pela cidade de Verdum, por sua militância Pacífica.
Em 14 de março de 2012 - Thomas Lubango Dyilo, da Republica democrática do Congo,  preso desde 16/03/2006, acabou sendo condenado por crime de guerra, co-autor por ter recrutados crianças menores de 15 anos para a Força Patriótica de Libertação do congo (FPLC)e usá-la para participar ativamente nas hostilidades em conflitos internos de 1/09/2002 a 13/08/2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura Afro - brasileira se manifesta na música, religião e culinária

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti