Agencia da ONU apoia maratona denegócios para refugiados em São Paulo

Agência da ONU apoia maratona de negócios para refugiados em SP

Projetos de negócios que serão apresentados no Creatathon Demo Day, no sábado (19) em São Paulo, abordam temas como acesso à informação na chegada de refugiados e migrantes ao Brasil, questões de moradia, empregabilidade e conexões com a população local.
Participantes da série de workshops "Negócios Sociais", da ONG Migraflix, aprendem sobre o uso da ferramenta MVP. Foto: Migraflix/ José Roberto Comodo Filho.
Participantes da série de workshops “Negócios Sociais”, da ONG Migraflix, aprendem sobre o uso da ferramenta MVP. Foto: Migraflix/ José Roberto Comodo Filho.
Após quatro meses de debates e oficinas de trabalho, encerra-se no próximo sábado (19) em São Paulo a maratona de negócios Creatathon, um processo de geração de ideias para produtos e serviços voltados às principais demandas de refugiados e migrantes que vivem no Brasil.
Promovido pelo Migraflix — plataforma social para a geração de renda e intercâmbio cultural entre a população local, migrantes e refugiados —, o Creatathon Demo Day terá 40 participantes (entre brasileiros, imigrantes e refugiados), que apresentarão ao público e a uma banca de jurados ideias de produtos e serviços para solucionar desafios de integração mapeados ao longo dos últimos quatro meses.
A iniciativa tem o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Google e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Os projetos selecionados receberão monitoria do SEBRAE para sua transformação em negócios economicamente viáveis e de impacto social.
O Creatathon é uma iniciativa inspirada nos hackathons, eventos intensos e de curta duração criados para solucionar problemas do cotidiano de forma inovadora. Seu objetivo é promover a participação da população de migrantes e refugiados na construção de soluções para seus problemas, a partir da expansão da rede de parcerias e engajamento público.
Entre os temas abordados nos projetos que serão apresentados no Creatathon Demo Day está o acesso à informação na chegada de refugiados e migrantes ao Brasil, questões de moradia, empregabilidade e conexões com a população local.
Diante da um contexto sem precedentes de deslocamentos forçados no mundo, o ACNUR tem apoiado novas maneiras de enfrentar desafios de proteção e integração de refugiados, com base na contribuição da própria comunidade. Uma das inciativas é o Migraflix, ação social baseada em workshops culturais ministrados por migrantes e refugiados para integrá-los social e economicamente por meio da divulgação da sua própria cultura.
O evento será aberto à imprensa e contará com um momento de interação cultural entre as mais de dez nacionalidades envolvidas no processo. O público interessado em assistir deverá se increver enviando um e-mail com nome, RG e organização para support@migraflix.com. As vagas são limitadas.
Creatathon Demo Day: Acelerando Sonhos de Migrantes e Refugiados no Brasil
Quando: 19 de novembro de 2016
Horário: das 10h às 19h
Onde: Google São Paulo (Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.477)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti