Escritório da ONU abre inscrições para programa Embaixadores da Juventude


Escritório da ONU abre inscrições para o programa Embaixadores da Juventude



Iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) visa capacitar jovens de 18 a 25 anos que sejam lideranças em suas comunidades.
Objetivo é fortalecer suas habilidades em defender pautas locais nas agendas nacionais e internacionais. Tema do programa para este ano é a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Inscrições vão até 15 de junho.
Programa de capacitação visa fortalecer liderança juvenil. Imagem: UNODC
Programa de capacitação visa fortalecer liderança juvenil. Imagem: UNODC
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e o Instituto Caixa Seguradora abrem, a partir desta sexta-feira (2), as inscrições para a edição de 2017 do Programa Embaixadores da Juventude. Podem se inscrever jovens entre 18 e 25 anos de idade, com conhecimento intermediário de inglês, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Superior e, sobretudo, que tenham espírito de liderança e desempenhem um papel transformador em suas comunidades.
O Programa de Formação Embaixadores da Juventude é uma iniciativa criada em 2016 para capacitar jovens e adolescentes brasileiros com alto poder de liderança e impacto social. O objetivo é fortalecer as habilidades dos participantes em defender suas pautas em agendas nacionais e internacionais.
Na edição passada, 25 jovens de Brasília foram selecionados entre mais de mil inscrições e, ao longo de aproximadamente três meses, participaram de palestras, rodas de debate e atividades práticas sobre temas como a agenda do Sistema ONU, Direito Internacional, Empreendedorismo, Direitos Humanos, Saúde e Sexualidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Como consequência, vários deles foram convidados para fóruns e seminários nacionais e internacionais, como o Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), em Nova York, e o Seminário sobre Políticas Juvenis e de Desigualdade na América Latina, na Cidade do México.
Para Anna Beatriz Dimas, de 22 anos, a experiência de participar do projeto teve impactos diretos em sua vida pessoal e profissional. “O Programa abriu meus olhos para a acessibilidade, o empreendedorismo e a inclusão.”
Atualmente, a jovem trabalha num empresa júnior, onde desenvolve um projeto para implantar acessibilidade linguística no ambiente de trabalho. “Além disso, graças à formação, tive a oportunidade de ser escolhida para representar o Brasil e as empresas juniores brasileiras no *ship Festival, um festival finlandês de startups”, conta a brasiliense.
Para a edição de 2017, o Programa terá como eixo central a Agenda 2030, que irá guiar os cinco módulos de atividade. Com isso, o UNODC e o Instituto Caixa Seguradora esperam formar líderes que sejam multiplicadores dos ODS.
O período de inscrições para o Embaixadores da Juventude se estende até o dia 15 de junho.
Acesse o edital clicando aqui.
Acesse a ficha de inscrição clicando aqui.

Mais informações podem ser encontradas na página do Embaixadores da Juventude no Facebook. Acesse clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti