Secretário-geral da ONU viaja para Israel e territórios palestinos para amenizar tensões na região


Secretário-geral da ONU viaja para Israel e territórios palestinos para amenizar tensões na região

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Ao longo de outubro, foram registrados conflitos entre israelenses e palestinos em mais de 50 locais, incluindo Jerusalém Oriental, Ramallah, Hebron, Belém, Jenin, Tulkarm e Nablus. Ban Ki-moon gravou vídeo com mensagem especial aos líderes e povos palestinos e israelenses.
 Assistentes israelenses prestam socorro em bairro judeu ortodoxo, onde um carro foi jogado contra um ponto de ônibus. Foto: IRIN/Oren Ziv
Assistentes israelenses prestam socorro em bairro judeu ortodoxo, onde um carro foi jogado contra um ponto de ônibus. Foto: IRIN/Oren Ziv
Com o objetivo de amenizar tensões entre Israel e Palestina, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,anunciou nesta terça-feira (20) que vai viajar para a região e encontrar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmud Abbas. Ao longo de outubro, já foram registrados conflitos entre os dois povos em mais de 50 locais, incluindo Jerusalém Oriental, Ramallah, Hebron, Belém, Jenin, Tulkarm e Nablus.
Em pronunciamento em vídeo gravado na segunda-feira (19), o secretário-geral se dirigiu aos palestinos e israelenses. “Eu entendo sua frustração. Eu sei que suas esperanças de paz foram abaladas inúmeras vezes. Vocês estão com raiva da ocupação contínua e da expansão dos assentamentos”, afirmou o dirigente, aos palestinos.
As tensões políticas, disse, não podem justificar a violência. Segundo Ban Ki-moon, é necessário “abaixar as armas do desespero” e cobrar progresso dos representantes políticos nas negociações para o fim das tensões. “Eu fico consternado ao ver jovens pegarem em armas com a intenção de matar”, lamentou.
“Aos líderes e ao povo de Israel, deixe-me dizer: eu aprecio sua preocupação genuína pela paz e segurança. Também entendo a raiva que muitos israelenses sentem. Quando crianças têm medo de ir à escola, quando qualquer um na rua é uma vítima em potencial, a segurança é, justificadamente, sua prioridade imediata. Mas muros, postos de controle, respostas rigorosas pelas forças de segurança e demolições de casas não podem sustentar a paz e a segurança que vocês precisam e devem ter”, disse Ban, desta vez aos israelenses.
O chefe da ONU vai encontrar com vítimas dos ataques recentes, tanto palestinas quanto israelenses. Ban Ki-moon convocou líderes de ambos os lados a buscar uma solução de dois Estados, “a única solução capaz de estancar, duradouramente, o derramamento de sangue, o ódio e o medo”.
Confira na íntegra abaixo o vídeo gravado por Ban Ki-moon:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti