Sonoridade da saudade - Luciano Berio e Jean Claude Pascal

Luicano Berio
compositor



Luciano Berio nasce em Oneglia, na Ligúria, em 1925. Aprende a tocar piano com o pai e com o avô, músicos (ambos era organistas). Durante a Segunda Guerra Mundial é convocado, mas no primeiro dia fere uma mão enquanto aprende como engatilhar uma pistola, sendo obrigado a permanecer internado por um longo tempo em um hospital militar, antes de escapar das tropas nazistas.
Após a guerra, Berio se inscreve ao Conservatório de Milão, nas classes de Giulio Cesare Paribeni e de Giorgio Federico Ghedini. Dada a impossibilidade de seguir uma carreira como pianista concertista por causa do acidente com a mão, Berio escolhe dedicar-se à composição. A primeira execução pública de uma peça sua, uma suíte para piano, acontece em 1947.
Jean Calude Pascal

Jean Claude Pascal
cantor



Jean-Claude Pascalnome artístico de Jean-Claude Villeminot, (Paris24 de Outubro de 1927 — Paris5 de Maio de 1992) foi um cantor e a(c)tor francês.
Venceu o Festival Eurovisão da Canção 1961 representando o Luxemburgo com a canção Nous les amoureux (Nós os amantes) com canção composta por Jacques Datin e letra de Maurice Vidalin. Mais tarde, em 1981 voltou a representar o mesmo país com a canção C'est peut-être pas l'Amérique (Isto não pode ser a América), com canção composta por Sophie Makhno e Jean-Claude Petit, contudo apenas obteve o 11º lugar entre vinte países participantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti