Sonoridade pra encantamentos - Talma de Freitas e Snopp Dog

Thalma de Freitas
cantora brasileira



Como atriz
Thalma de Freitas atuou em diversas novelas entre elas Laços de FamíliaO CloneKubanacanComeçar de NovoBang Bang e dois filmes: O Xangô de Baker Street de Miguel Faria Jr., interpretando Ana Candelária, a namorada brasileira de Sherlock Holmes e As Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo, interpretando a primeira fase de Jú. Por esse trabalho Thalma dividiu com Taís Araújo o kikito de melhor atriz coadjuvante no festival de cinema de Gramado.
Como cantora
A cantora é filha do pianista, arranjador, compositor e maestro Laércio de Freitas. Iniciou a carreira profissional fazendo musicais na cidade de São Paulo, em 1992, com o espetáculo "Noturno" da Cia dos Menestréis, dirigida por Oswaldo Montenegro. Em 1993, fez Hair, dirigida por Jorge Fernando que em 94 a convidou para o musical Nas Raias da Loucura estrelado por Claudia Raia, espetáculo este que a levou em 95 de volta a cidade natal do Rio de Janeiro. Em 1996, Jorge Fernando convida Thalma para atuar na novela Vira Lata, seu primeiro trabalho somente como atriz. Paralelamente fazia backing vocal para o músico Zé Ricardo e apresentou-se em bares cariocas acompanhada pelo cantor e violonista Alexandre Vaz no show Café+Leite, interpretando composições de autores da nova geração da MPB, como Paulinho MoskaSeu Jorge e Adriana Calcanhoto. De Freitas (como é conhecida) também atuou no projeto Humaitá pra Peixe em duo com seu pai e como convidada de diversos artistas como Seu Jorge, Cabeza de Panda e Wax Poetic.
Em 1996, Thalma lança o single "Eu Quero Tanta Coisa" que também ganhou um clip pra MTV Brasil. Nesse mesmo ano lança o álbum autointitulado "Thalma" com muito R&B, Baladas e Dance Music. Com regravações e inéditas de composições em parceria e solo, um dueto com Alexandre Lucas "Só Falta Você Deixar", "Eu Sei" da Legião Urbana em uma versão mais black, "Perigosa" de As Frenéticas em hidden track. Por falta de divulgação esse belíssimo trabalho não teve um destaque merecido.




Snopp Dog




Calvin Cordozar Broadus, Jr. (Long Beach20 de outubro de 1971), conhecido pelos nomes artísticos Snoop Doggy Dogg,Snoop DoggSnoop Lion e Snoopzilla é um rappercompositorprodutor musical e ator estadunidense.[4] Em toda sua carreira Snoop já vendeu mais de 36 milhões de discos pelo mundo, tendo sua carreira iniciada em 1992, quando foi descoberto pelo rapper Dr. Dre, e colaborou com ele no single Deep Cover, e em quase todas as faixas do álbum de estreia de DreThe Chronic.[5] Apos suas primeiras colaborações com Dre, Snoop ganhou status superstar do Hip Hop estadunidense. O álbum de estreia do artista, intitulado Doggystyle foi lançado em 1993 pela editora discográfica Death Row Records.[6] O álbum foi um sucesso absoluto no Estados Unidos, com vendas de quase um milhão de copias na semana de estreia. O disco reinou na primeira posição da Billboard 200 por três semanas não consecutivas, e por cinco semanas na Billboard R&B/Hip-Hop Albums, sendo ainda em 1994 certificado quatro vezes platina pela Recording Industry Association of America.[7] Desse álbum foram extraídos os singles "Who Am I (What's My Name)?" e "Gin & Juice", dentre outras musicas de sucesso comercial. Em 1994 quando ainda era membro da Death Row Snoop Dogg lançou o curta-metragem Murder Was the Case, que teve a banda sonoro homônima ao filme, o LP vendeu 329,000 copias na primeira semana, assim como seu álbum anterior liderou as paradas de álbuns da Billboard, e vendeu mais de dois milhões de copias, sendo então certificado duas vezes platina pela RIAA.[7]



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti