Crônica - Do beijo ao pecado da nudez o importante é ser feliz - Manoel Messias Pereira

Do beijo ao pecado da nudez o importante é ser feliz

Um beijo, é feito de olhos fechados. Um beijos é  a trocas de sabores, de dois corpos que se encontram, que se tocam, que se apertam, e as línguas que se lambem, é  o doce é salgado, é carne é melancia. Os seres humanos excitam-se, se comem, chupam adentram-se, friccionam-se, no aperto até ao lago do desejo, como aquele que depois do gozo bate lagoa e seus atos de sexo ou de amor e sexo é quase de plena nudez da existência.

E assim os seres humanos estabelecem a biologia, a química e a física. Quase desejando a aventura de estabelecer um novo ser, como fruto deste encontro que inicia-se com um doce e simples beijo. E em Gênesis 2:25 esta nudez está associada à vergonha. Isto antes de terem caído em desgraça, pois Adão e Eva eram um homem e uma mulher e não se envergonhavam. Porém afirmam que depois do pecado ou depois do sexo abriram os olhos e procuraram folhas de figueira.

Porém no livro a história de Eva escrito por Penelope Farme,  O consta no capítulo I "permitam-me começar deixando isto bem claro. Comi o fruto da árvore proibida, a árvore do conhecimento, porque assim quis. O serpente nada teve a ver com isso, embora no princípio, eu fingisse provocá-lo. Evidentemente lembro-me de ter tido, quando levei o figo aos lábios. Recordo que parei de rir, mas isso foi tudo. Esperei que o mundo desabassem, enquanto dava uma mordida após a outra, porém não desabaram não houve o menor ribombo da ira divina. o único murmurio que ouvi foi do rio ao meu lado."

A questão da nudez também vai aparecer em Gênesis, quando tratam de Cam, filho de Noé. Cam após ver a nudez de seu pai cai em desgraça. Contam da nudez para seus irmãos Sem e Jafté, que tomaram o manto e puseram sobre os seus próprios ombros e, andando de costas, cobriram a nudez de seu pai. E desta história a uma interpretação na qual os fascistas aproveitam pra, pensar no domínio de negros e judeus com a alegação de que Noé excomungou, castigando os descendentes de Cam, sendo em algumas ocasião  utilizada a palavra cush. Embora há pastores brasileiros que em suas igrejas e até no parlamento brasileiro tem falado sobre isto pra justificar escravidão, massacre de judeus na segunda guerra. Ou seja estupidez.

No capitulo seguinte no livro de Farme,  Eva comenta que Deus  disse que haja luz. Assim houve a luz e no primeiro despertar de Adão, a luz irradiava em cada árvore em cada folha e ela Eva tudo via e nada sabia. Adão porém perguntava :
Lilith? Lilith

A primeira voz que Adão ouviu foi de Lilith o nome da primeira esposa dele rival de Eva. Porém Eva vai dizer na obra de Farme "A primeira coisa que meus olhos viram , após cessar o deslumbramento, forma carne e músculo do delicioso - terrível - significativo - ferimento de Adão. E o quanto era significativo, eu ainda não sabia, evidente". E para Eva Adão estava feliz, mas preciso Deus perguntar a ele que posou no corpo de Eva um olhar azul apático embora atônito, enquanto ela Eva também atônita era apenas mão, pernas, nariz, boca. para cheirar, falar, beijar e comer. E disse que Adão continuava a chamar Lilith até que Deus pudesse dizer que o nome dela era Eva.

Enquanto naquele paraíso em que os pássaros sobrevoam, num cenário de rara beleza. Eva toca os dedos no calor de Adão, sente a maciez e surpreende a pilosidade de sua carne. Explorou o corpo ao toque das mãos. Adão tomou  e estimulou a afagá-lo e assim foi a até a noite sem luz do luar evidente.

Na obra de Max Susol - Capitulo VIII consta se Deus criou a serpente, fê-la falar, permitiu que ela entrasse no paraíso, tentasse Eva a comer a maça que também foi oferecida a Adão para depois vingar-se de ambos expulsando os do jardim de Edem, com as seguintes palavra "Eva multiplicarei o teu sofrer e tua concepção, com dor darás a luz a teus filhos e para teu marido será o teu desejo e ele dominará sobre ti" "Adão - Por enquanto escutasse a voz de tua mulher e comeste da árvore que te ordenei dizendo não comeres dela, maldita a terra por tua causa: com fadiga comerás dela todos os dias de tua vida, espinhos e cardos ela produzirá  para ti e comerás a erva do campo, com o suor de teu rosto comeras pão. Até tornes a terra pois dela foste tomado, por enquanto tu es pó e ao pó ha de voltar.

Embora haja muita conversa sobre isto, na rede social, há uma questão que partiu de um boato em que o papa admite que Adão e Eva não são reais. Porém o que interessa é que a vida é quase uma busca eterna de prazeres. e seres humanos ardem em desejos e hoje embora a figura de Adão e Eva faz pensar numa relação monogâmica ou que existe é  fornicações que se multiplicam desde o período antigo pois na "Santa Bíblia", constam Ezequiel 23:19-20 "As suas fornicações se multiplicaram, fazendo lembrar dias da sua juventude, quando fornicava na terra do Egito, deixando-se seduzir pelos libertinos cujo o sexo dos jumentos(...) Ou Romanos  1;26-27 "suas mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza: igualmente os homens, deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejos uns com os outros, praticando torpezas homens com homens."

Em outras hoje todos sentem-se na busca da felicidade independente d forma. Mas pelo visto na antiguidade essas práticas eram bem normais. Tanto que constam no Velho Testamento. Mas a ternura do encontro entre seres que se amam, pode sim iniciar com um beijo e com os olhos fechado, e ao abrir, se faz luz, diante da nudez com apertos dos corpos, trocas de sabores, comendo-se chupando com gosto de carne e melancias. Da fricção de corpos e o que de melhor possa existir o sentido de felicidade.



Manoel Messias Pereira


cronista

membro da Academia de Letras do Brasil  - ALB
São Jose do Rio Preto -SP.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti