Fatos Históricos importantes do dia 21 de maio



Em 21 de maio de 1933 - nasce a poetisa Olga Savary, brasileira

Em 21 de maio de 1937 - nasce Ricardo Alarcón de Quesada, doutor em filosofia e letras, escritor cubano, foi presidente da assembleia Nacional do Poder Popular.

Em 21 de maio de 1959 - Greve de dois dias dos empregados e quebra quebra nas barcas Rio-Niteroí com mortes e feridos.
Roberto Frejat


Em 21 de maio de 1962 - Nasceu o músico e cantor brasileiro Roberto Frejat
Em 21 de maio de 1963 - Fundação do FUIPAMO - Frente Unida Anti-Imperialista Popular Africana de Moçambique.
Em 21 de maio de 1968 - Greve Geral na França e a mobilização de 10 milhões de trabalhadores.

Em 21 de maio de 1972 - nasce The Notorious BIG, rapper estadunidense , falecido em março de 1999

Maria Fernanda Cândido
atriz



Em 21 de maio de 1974 - Nasceu a atriz brasileira Maria Fernanda Cândido
Em 21 de maio de 1979 - Iniciou -se o III Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais
François Mitterrand


Em 21 de maio de 1988 - O presidente francês François Mitterrand iniciou oficialmente o seu segundo mandato.
Alvaro Cunhal
Em 21 de maio de 1993 - Alvaro Cunhal do PCP, no ciclo de conferências e debates promovido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, discorreu em sua palestra sobre o tema "O Comunismo hoje e Amanhã".
Kofi Annan


Em 21 de maio de 1997 - O secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, lançou um apelo à 26 chefes de Estados presente e a comunidade internacional para que contribuam financeiramente na ajuda a aproximadamente 100 mil militares angolanos, que seriam desmobilizados e voltar à vida civíl.

Em 21 de maio de 2003 Um terremoto no norte da Argélia mata mais de 2000 pessoas.


Em 21 de maio de 2010 - Iniciou a Feira do Livro Anarquista em Lisboa- PT
Em 21 de maio de 2012 - A OTAN ameaça á Paz Mundial, numa situação marcada pela aguadização da crise do capitalismo e pela violenta ofensiva imperialista contra a conquista de direito dos trabalhadores e dos povos, realizou-se no dia 20 e 21 de maio em Chicago-EUA, a reunião sobre a OTAN.



PCdoB: a falsificação da história dos comunistas brasileiros


Tal falsificação deve ser denunciada, pois a permanência de uma versão distorcida da trajetória dos comunistas brasileiros





Anita Leocadia Prestes



O movimento revolucionário mundial socialista e comunista conviveu, desde o século XIX, com correntes reformistas de diferentes tipos. Os pais fundadores do marxismo – Marx, Engels, Lenin –, assim como teóricos do comunismo e dirigentes revolucionários da estatura de A. Gramsci e R. Luxemburgo, tiveram que levar adiante uma luta sem tréguas contra os reformistas do seu tempo.

Os reformistas precisaram justificar sempre a adoção de políticas de conciliação de classes, ou seja, de políticas baseadas em concessões às classes dominantes e no abandono dos objetivos revolucionários do proletariado e dos seus aliados; políticas de caráter evolucionista, marcadas pela negação do momento revolucionário, indispensável, segundo os marxistas, para a conquista do poder político pelos trabalhadores, única maneira efetiva de realizar as transformações revolucionárias necessárias para a construção de uma nova sociedade, livre da exploração do homem pelo homem.

Nesse esforço de justificação, os reformistas precisaram e ainda precisam recorrer à falsificação da História, inclusive da História do movimento operário e revolucionário, em busca de argumentos que contribuam para a aceitação de suas posições por amplos setores sociais, argumentos de prestígio, que sirvam de aval para sua atuação política.

A postura atual do PCdoB constitui exemplo edificante de semelhante tentativa de avalizar sua política atual recorrendo à falsificação da História dos comunistas brasileiros. Na medida em que o PCdoB passou a trilhar o caminho reformista da chegada ao poder sem revolução, tornou-se natural sua adesão às escolhas feitas por Lula e a direção do PT, na virada do século XX para o XXI, e agora mantidas por Dilma.

Foram escolhas reveladoras da capitulação de Lula e da direção do PT diante dos interesses do grande capital internacionalizado, em especial, do capital financeiro, ou seja, dos banqueiros internacionais. Tal capitulação ocorreu após três tentativas frustradas de alcançar o poder, nas eleições presidenciais de 1989, 1993 e 1998. Para conquistar a presidência, em 2002, foi escolhido o caminho mais seguro:



O governo do PT, sem coragem de afrontar os interesses constituídos, sem nenhuma disposição para arriscar uma mudança na postura do Estado que o tornasse capaz de enfrentar os problemas experimentados pelo país, escolheu a reafirmação da lógica perversa que já estava em curso e a entrega total do Brasil às exigências da acumulação privada. [1]



Da mesma maneira que nos governos de Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, nos Governos Lula e Dilma o capital financeiro permanece hegemônico, embora esteja em curso uma reforma do neoliberalismo, voltada para a construção de uma “nova versão do modelo capitalista neoliberal”[2].

A adesão por parte do PCdoB a semelhante política de reforma do capitalismo o conduziu à tentativa de buscar no passado heróico dos comunistas brasileiros – embora eivado de erros provocados pela presença de falsas concepções - o aval para seu comportamento político atual. Tirando proveito do jubileu de 90 anos da fundação do Partido Comunista no Brasil, os atuais dirigentes do PCdoB divulgam uma versão falsificada da História desse partido. Distorcendo a realidade, apresentam a História do PC como uma sucessão retilínea de êxitos, cujo apogeu seria a política atual do PCdoB. Ao mesmo tempo, silenciam sobre as teses oriundas de uma falsa concepção nacional-libertadora da revolução brasileira, responsável pelas ilusões nas possibilidades de um “capitalismo autônomo”, cujo corolário foi o abandono, na prática, da luta pela revolução socialista no Brasil, concepção que esteve presente tanto na história do antigo PCB quanto na de quase todos os seus “filhotes”, inclusive o PCdoB.

São distorcidos os fatos relacionados com a cisão de 1962, quando um grupo de dirigentes do antigo PCB, discordando das posições políticas aprovadas no seu V Congresso (1960), usou o pretexto da mudança do nome do partido com vistas ao seu registro eleitoral, para criar outro partido – o PCdoB. Partido este que, durante várias décadas, combateu com violência o PCB e o seu ex-secretário-geral Luiz Carlos Prestes. Partido este que, durante toda a década de 1980, foi insistentemente criticado por Prestes pela postura oportunista de entendimentos espúrios com os governantes para alcançar o registro eleitoral e de apoio à candidatura de Tancredo Neves nas eleições indiretas de 1985 e, em seguida, de apoio ao governo de José Sarney. Segundo Prestes, tratava-se do abandono de todo compromisso com os interesses dos trabalhadores e com os ideais de verdadeiras transformações socialistas em nosso país.

É este partido, o PCdoB, que trata hoje de apropriar-se indevidamente do legado de Prestes para, tirando proveito do prestígio do Cavaleiro da Esperança, justificar-se perante amplos setores populares. Tal falsificação deve ser denunciada, pois a permanência de uma versão distorcida da trajetória dos comunistas brasileiros, difundida por um partido que se apresenta como comunista e fala em nome do socialismo, serve aos desígnios dos inimigos da emancipação social dos trabalhadores brasileiros, contribui para a manutenção da exploração capitalista em nossa terra, dificultando o caminho efetivo da construção de uma sociedade socialista no Brasil.





[1] PAULANI, Leda Maria. Quando o medo vence a esperança (um balanço da política econômica do primeiro ano do governo Lula). Crítica Marxista, n. 19, outubro de 2004, p. 23.

[2] BOITO, Armando. O Governo Lula e a reforma do neoliberalismo. Revista da Adusp, maio de 2005. (www.cecac.org.br)



Anita Leocadia Prestes é historiadora, professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes (www.ilcp.org.br).

Em 21 de maio de 2012 - Foi publicado este artigo da professora Anita Leocardia Prestes no blog Sul21, retirado do original da revista Brasil de Fato, que ora neste 2013 reforçamos como importante documento pra compreensão histórica da formulação de um pensar sociológico, sobre a filosofia dos comunistas brasileiros.

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