Contra violência de mulheres e meninas, ONU ilumina o mundo de laranja


Contra violência de mulheres e meninas, ONU ilumina o mundo de laranja


Campanha de 16 dias de ativismo contra a violência de gênero começa nesta quarta-feira (25). Apesar da tendência de avanço nas leis, agressão contra mulheres segue em todos os países do mundo.
Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e Violência em 18 de novembro. Foto: PNUD/Tiago Zenero
Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e Violência em 18 de novembro. Foto: PNUD/Tiago Zenero
No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher nesta quarta-feira (25) e começo da campanha dos 16 dias de ativismo contra a violência de gênero, a ONU estreia iniciativa que convida a iluminarem o mundo de laranja, cor escolhida para simbolizar a igualdade entre homens e mulheres.
No Brasil, participantes da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência, realizada nesta quarta-feira (18), refletiram essa cor nas ruas de Brasília. O Palácio do Planalto também recebeu a iluminação especial para abraçar esta causa.
De acordo com a ONU Mulher, houve progresso nas leis relacionadas à violência contra a mulher nas últimas décadas: 125 países apresentam leis contra assédio sexual e 119 contra violência doméstica; no entanto, apenas 52 apresentam na legislação algo específico contra o estupro conjugal.
A agência das Nações Unidas destacou que a violência contra mulheres e meninas continua em todos os países do mundo.
A ONU Mulher anunciou que durante os 16 dias de ativismo, a diretora-executiva da agência, Phumzile Mlambo-Ngcuka, fará visitas aos três continentes destacando a necessidade urgente de gerar esforços para se dirigir à violência pandêmica em todas as esferas e em todos os setores da sociedade, durante eventos de alto nível em diferentes países, incluindo o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura Afro - brasileira se manifesta na música, religião e culinária

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti