Sonoridade de encantamento - Mayra Andrade
Mayra Andrade
cantora caboverdiana
nascida em Havana
Mayra Andrade (Havana, 13 de fevereiro de 1985) é uma cantora cabo-verdiana, reconhecida como uma das mais promissoras da música daquele país.
Nascida em Cuba, cresceu entre o Senegal, Angola, Alemanha e ainda Cabo Verde, mas vive em Paris desde 2003, onde em Janeiro de2004 se apresentou num dos mais consagrados bares de lançamento de artistas da world music, o Satellite Café.
As primeiras canções que ouve são brasileiras, mas é com uma canção em crioulo que ganha a medalha de ouro nos Jogos daFrancofonia, no Canadá, com apenas dezesseis anos.
A partir de 2002 inicia apresentações na Praia (Cabo Verde) e no Mindelo, e logo depois em Lisboa, e finalmente em França, onde passa a habitar. Após participar nos festivais de Verão portugueses, faz a primeira parte de um espectáculo de Cesária Évora e, no Brasil, colabora em duetos com Lenine e Chico Buarque. Em 2005, Charles Aznavour convida-a para o seu novo álbum, num dueto em francês. O guitarrista Hernâni Almeida, outra grande promessa da música cabo-verdiana, acompanhou-a em alguns concertos em 2006.
Em 2006 é editado o disco Navega que inclui composições de Orlando Pantera como "Lapidu Na Bô", "Dispidida", "Regasu" e "Tunuka".
Em 2008 repete o feito de Mariza, ao vencer o prémio BBC Radio 3 World Music na categoria Revelação. Já colaborou com, entre outros,Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Charles Aznavour, Mariza e Pedro Moutinho.
Comentários
Postar um comentário