Crônica - Oriente Médio Israel - Manoel Messias Pereira
Oriente Médio - Israel
Veja o Mapa de Israel e analise. O seu espaço geopolítico.Trazer a tona informações sobre o Oriente Médio é bastante complexo, pois sabemos que após a Segunda Guerra Mundial, portanto em 1948, a ONU criou o estado de Israel. E vale lembrar que inumeros foram os corpos destruidos, queimados e colocados em Câmara de ga, por Hitler, e até hoje comenta-se do holocausto que dezimaram os judeus no mundo.
A história remete-nos, no sonho do Lar Judeu de 1841, em que o povo que dispersou-se no mundo necessitava de um território, de uma referência.
E na véspera da Segunda Guerra outro fato chama a atenção, o controle sobre o recurso estratégico chamado petróleo. E certos setores nacionalistas - árabes e judeus - aceitavam até mesmo aliar-se aos fascistas italiano Benito Mussolini ou a Adolfo Hitler para realizar-se os seus objetivos. A Inglaterra teria que passar por esse mesmo processo como escreve o escritor e jornalista Jayme Brener "revolução dentro dos intestinos", que dezimara o Império Otomano na Primeira Guerra.
Havia até mesmo a defesa de uma aliança entre o nacionalismo árabe e Hitler, como foi o caso do lider Hadja-Amim el Husseini. E Hitler chegou a criar em suas tropas uma divisão muçulmana em suas tropas especiais, as SS. Em 1941, um golpe de Estado pró-nazista derrubou o governo iraquiano levando a Inglaterra a intervir na região. No mesmo ano as tropas inglesas e soviéticas ocuparam o Irã. E a extrema direita judaica montava uma escola de navegação em Civitavecchia, na Italia, com apoio de Mussolini. estes fatos são elementos de reflexão pra entender o que aconteceu ao longo da história sem qualquer objetivo maiores de criar interpretações ou teorias ideológicas.
A partir de 1948, nasceu o Estado de Israel, com o retorno dos judeus ao território de onde haviam sido expulsos, quase 2 mil anos antes.Sua criação gerou uma intricada disputa territorial, objeto de complexas negociações, envolvendo palestinos e israelenses.
Lá nasceu Jerusalém, o maior símbolo de um ambiente sagrado, pelas tres religiões, os cristãos,os judeus e os muçulmanos.
Israel teve ajuda financeira dos Estados Unidos da América, dos judeus da diáspora, e com uma população de elevado nível educacional, apresenta uma economia desenvolvida e com tecnologias avançadas.Conta com industria de informáticas de ultima geração e industria de material bélicos .
Israel foi formada por judeus vindo de todas as partes do mundo. Além de árabes, e minorias como os drussos e os beduinos, a sociedade isrelense é bastante fragmentada. A população se divide entre religiosos e laicos, conservadores direitistas e centro-esquerdistas.
Tem um parlamento com muitos grupos políticos e o poder desproporcional dos pequenos partidos. Nos últimos tempos o crescimento dos partidos religiosos em especial o ultra ortodoxo sefaradina Shas, é o fator mais importante na mudança no equilíbrio de poder partilhado entre os conservadores do Likud e os Centro esquerdas do Partido Trabalhista de Israel.
O governo Israelense está bem envolvido em todas as ações militares, do Oriente Médio, como a Guerra Árabe -Israelense, em Camp David, na Nova Intifada, na Reocupações, no Mura fronteiriço, no Ataques da Faixa de Gaza.
É preciso ter uma nova consciência de Paz. Mas quem tem arma tem um bom Natal. E a industria de material bélico e de alto faturamento. Ninguém compra bombas ou armas pra festejar as festas religiosas, mas pra matar os seus irmãos e isto é muito humano.
Manoel Messias Pereira
Professor
Comentários
Postar um comentário