Boletim da ONU Brasil n.227
Confira o boletim da ONU Brasil #227
“O nosso recado é que não vamos e não podemos abrir mão dos direitos. Não vamos abrir mão da nossa terra”, afirma Sofia Guadajajara, integrante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, do povo Tenetehara, à ONU Mulheres.
O #EspacoODS incentiva os jovens a levarem o tema da sustentabilidade para o dia a dia e planejarem em conjunto como participar da implementação dos ODS.
Em reunião da Assembleia Geral, chefe da Organização também enfatiza a prevenção à formação de grupos extremistas, igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável e manutenção da paz.
O convite se direciona a governos e cidadãos para que reivindiquem o cessar-fogo definitivo na Síria e fim do sofrimento para a população que permanece no país e para as quase 4,6 milhões de pessoas forçadas a deixar a nação.
Novo alto comissário da ONU para os refugiados, Filippo Grandi visitou vários campos de refugiados próximo à fronteira síria. Turquia é hoje o país que mais hospeda refugiados no mundo.
A secretária municipal de Saúde de Breves, Jucineide Alves Barbosa, destacou que a permanência dos médicos na região sempre foi difícil. Com a chegada dos participantes do programa Mais Médicos, no entanto, este cenário mudou.
Fundo de População das Nações Unidas no Brasil ressalta que mulheres e casais têm o direito a ter acesso a informações sobre o vírus, formas de transmissão e prevenção, bem como os riscos relacionados às malformações congênitas, como a microcefalia, para que possam tomar decisões informadas e embasadas em evidências científicas.
Para facilitar a compreensão sobre esta doença e suas consequências, principalmente para as grávidas, a OPAS/OMS preparou um guia de perguntas e respostas.
Desde o ano passado, 18 países e territórios das Américas confirmaram a circulação autóctone do vírus zika. Aumento de anomalias congênitas da síndrome de Guillain-Barré e outras manifestações autoimunes onde a zika se manifesta levou a agência da ONU a atualizar seu quadro para região.
O cacique da aldeia, Jakamiramé Assurini, afirmou que a presença do médico ajudou a diminuir os índices de mortalidade entre os indígenas através dos cuidados de saúde e acesso a remédios.
Em entrevista à Rádio ONU em português, o vice-diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, Luiz Loures, destacou o papel inovador do Brasil no combate à epidemia e apostou na liderança do país como exemplo para a comunidade internacional.
Em evento em Londres, Achim Steiner sublinou a “revolução silenciosa” das instituições financeiras, que começam a alterar seu eixo gravitacional ao incorporar soluções mais sustentáveis.
Os números absolutos mais elevados de “nem-nem” são encontrados no Brasil, na Colômbia e no México. A grande maioria, mais de 70%, vive nas cidades e tem baixo nível educacional.
Representantes da equipe do Centro em Brasília viajaram a Dacar para ministrar a formação. Objetivo é apoiar o país no desenvolvimento de um programa nacional de alimentação escolar.
Brasil integra o PAA África, que combina a compra de alimentos de produtores locais e familiares com o fortalecimento da alimentação escolar. Na Etiópia, dez mil alunos já foram beneficiados.
Em entrevista exclusiva ao PNUD, especialistas apontam caminhos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Proteção social, das pessoas e do meio ambiente são condições vitais para esta conquista.
Organizado pelo Ministério das Cidades e ONU-Habitat, o evento promoveu o intercâmbio entre representantes de diversos países para a coordenação de políticas públicas e coordenação do desenvolvimento econômico, integração e urbanização sustentável entre os municípios localizados em uma mesma região metropolitana.
Apesar do desempenho negativo brasileiro, fluxo aumentou no resto do mundo. Crescimento foi atribuído à onda de fusões transnacionais e aquisições.
Apesar da queda dos níveis de desemprego em algumas economias desenvolvidas, uma nova análise mostra que a crise global de empregos não deve acabar, especialmente nas economias emergentes.
Banco Mundial prevê recessão de 2,5% para o Brasil em 2016, após um ano turbulento, em que escândalos na Petrobras, ajuste fiscal e inflação alta afastaram investidores e desvalorizaram o real. Desempenho negativo tem repercussão regional.
O diretor do Centro RIO+, Romulo Paes de Sousa, explica as perspectivas para o desenvolvimento sustentável com a entrada em vigor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em janeiro de 2016 e o importante papel que as empresas e consumidores podem adotar na construção de um futuro melhor para a população e o planeta.
Concurso vai selecionar ensaios que debatam papel que a habilidade multilíngue pode desempenhar na promoção da cidadania global e do entendimento cultural. Vencedores participarão de Fórum Global de Juventude do Impacto Acadêmico da ONU, em julho, em Nova York, com tudo pago. Redação deve ser em um idioma oficial da ONU; prazo é dia 31 de março.
Resultado da seleção será anunciado em março de 2016. A composição do Grupo Assessor garante a representação da diversidade das mulheres no Brasil – incluindo diversidade regional – e das perspectivas de desenvolvimento.
Contribuições poderão ser enviadas para alimentar o estudo do mecanismo de especialistas sobre os direitos dos povos indígenas por meio do correio eletrônico expertmechanism@ohchr.org até o dia 29 de fevereiro de 2016. Conclusão do estudo será apresentada no Conselho de Direitos Humanos.
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e parceiros da sociedade civil, em colaboração com os organizadores da 21ª Conferência Internacional sobre a Aids, lançaram a convocação para a distinção, que fornecerá 10 mil dólares ao vencedor. Prazo de inscrição termina em 14 de fevereiro.
Evento acontecerá na sede da Organização em Paris entre 07 e 11 de março e contará com quatro eventos principais, incluindo um encontro virtual.
O objetivo do prêmio UNESCO-Madanjeet Singh é reconhecer indivíduos, instituições, entidades ou organizações não governamentais que contribuíram para a promoção da tolerância e da não violência. Vencedores receberão 100 mil dólares.
A série Parceiros dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em ação traz esse mês entrevistas com os técnicos de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), uma das instituições envolvidas na premiação.
O que acontece nos bastidores das Nações Unidas enquanto líderes globais fazem História em uma das sessões mais importantes da Assembleia Geral da ONU. Este novo vídeo exibe cenas nunca antes vistas com Ban Ki-moon, Papa Francisco, David Beckham, Shakira, Angélique Kidjo, Malala e muitos mais, com música de Gary Clark Jr.
2015 foi um ano de momentos triunfantes e imagens assustadoras. A Retrospectiva das Nações Unidas 2015 lembra mais uma vez os enormes desafios que a Organização enfrentou no seu 70º aniversário.
Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil
Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes
Comentários
Postar um comentário