PNUD completa 50 anos de apoio à construção de nações resilientes e povos com mais qualidade de vida.
PNUD completa 50 anos de apoio à construção de nações resilientes e povos com mais qualidade de vida
PNUD dá início à celebração de seu cinquentenário com reunião ministerial em sua sede em Nova York. Agência lidera o sistema de desenvolvimento da ONU em mais de 170 países e territórios.
Em 2016, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento celebra seus 50º aniversário. O PNUD surgiu em 1966 com a junção de dois predecessores: o Programa Expandido de Assistência Técnica e o Fundo Especial das Nações Unidas.
Hoje, 50 anos depois, o PNUD é tão relevante quanto foi: liderando o sistema de desenvolvimento da ONU em mais de 170 países e territórios e conectando países ao conhecimento, experiência e recursos para ajudar as pessoas a construir uma vida melhor.
Para marcar a ocasião, o PNUD realizará reunião ministerial em 24 de fevereiro de 2016 na Câmara do Conselho da Gestão Fiduciária da ONU, em Nova York. Ministros de todos Estados-membros da ONU estão convidados. O evento será sediado pela administradora do PNUD e espera-se a participação do secretário-geral da ONU. Na reunião, os Estados-membros celebrarão o passado do PNUD e traçarão um caminho para o futuro do desenvolvimento global.
Os ministros participantes compartilharão suas visões sobre com o PNUD, nas próximas décadas, poderá melhor contribuir com os esforços dos países em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Agenda Proposta
A Reunião Ministerial tem em perspectiva a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os ministros receberão uma plataforma para compartilhar com seus pares suas visões para que a implementação da Agenda 2030 seja bem-sucedida, e suas percepções sobre o papel do PNUD para alcançar os ODS enquanto parceiro.
Os ministros participarão de debates de alto nível sobre como traduzir os ambiciosos compromissos globais em ação e resultados. A agenda incluirá sessão plenária e a sessões temáticas, que tratarão de medidas para a erradicação da pobreza e promoção do crescimento inclusivo; proteção do planeta por meio do equilíbrio entre o crescimento econômico e melhoria nos modos de vida; fim da violência através de uma melhor governança e garantias para a paz e segurança duradouras; e construção de resiliência através da identificação de riscos e preparação para evitar desastres e adaptar-se à mudança global do clima.
A expectativa do evento é gerar um entendimento comum dos maiores desafios e oportunidades em levar a Agenda 2030 adiante e o papel do PNUD enquanto parceiro na implementação dos ODS. O PNUD usará as conclusões e recomendações que surgirem das discussões para guiar seu trabalho futuro.
É esperada a participação de ministros de Assuntos Exteriores, Planejamento,Desenvolvimento ou Finanças. Representando o Brasil, participará o embaixador João Almino, diretor da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Itamaraty.
Comentários
Postar um comentário