Seminário na Etiópia debate iniciativa de programa contra a fome apoiado pelo Brasil e a ONU
Seminário na Etiópia debate iniciativas de programa contra a fome apoiado pelo Brasil e a ONU
Clique para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)
Brasil é responsável pelo PAA África, que combina a compra de alimentos de produtores locais e familiares com o fortalecimento da alimentação escolar. Na Etiópia, dez mil alunos já foram beneficiados.
Nesta terça-feira (12), teve início em Awassa, no sul da Etiópia, o seminário internacional “Conectando agricultores familiares à alimentação escolar para promover o desenvolvimento local”, organizado pelo Programa de Aquisição de Alimentos do Brasil para a África (PAA África). O projeto é uma parceria do governo brasileiro com agências das Nações Unidas. Ao longo do evento, que ocorre até quinta-feira (14), serão discutidos estudos de caso e métodos de monitoramento das iniciativas do PAA África no país.Desde 2014, o Programa tem apoiado e desenvolvido iniciativas dentro da Etiópia, uma das cinco nações africanas integrantes do PAA. Projetos nacionais que combinam a compra de alimentos produzidos localmente por agricultores familiares com o fortalecimento da alimentação escolar já beneficiam 2 mil produtores e 10 mil alunos, produzindo cerca de 2 milhões de refeições. Entre as regiões já beneficiadas, estão Sidama, Silte, Guraghe e a Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul (SNNPRS).
O seminário internacional vai reunir mais de 60 participantes, entre eles, autoridades do Ministério da Agricultura e da Educação etíope e representantes das áreas de Tigray, Amara, Oromia e da SNNPRS, além de doadores internacionais, como o Brasil e o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido. O encontro discutirá modalidades inovadoras para a aquisição de alimentos de cooperativas primárias locais, que já foram testadas e implementadas para promover o desenvolvimento e melhorar a nutrição das crianças em idade escolar. Serão avaliadas as lições aprendidas e debatidos os rumos do PAA África no país.
Também estarão presentes membros da União Africana e representantes do Programa Mundial de Alimentos e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, as duas agências da ONU com as quais o Brasil desenvolve o PAA África. Operando desde 2012 no continente africano, o projeto busca promover o desenvolvimento da agricultura familiar e local através da compra de seus produtos para escolas, que podem, então, oferecer refeições aos seus alunos, estimulando a matrícula e a presença dos jovens nos colégios. Além da Etiópia, o PAA África engloba o Senegal, o Níger, Moçambique e Malauí.
Comentários
Postar um comentário