Sonoridade Harmônica - Ana Lonardi

Ana Lonardi

Uma cantora brasileira

“Ana é uma voz que vai além da boa intérprete. Ela usa a técnica fantástica que possui a favor de interpretações de arrebatadora e intensa emoção. Sua voz é a voz de hoje que  honra a tradição mas procura construir um caminho apenas seu. Caminho que eu acho que ela já encontrou.”  - Thedy Corrêa 

“Conheci a Ana em uma gravação no Rio de Janeiro e quando ouvi seu disco fiquei impressionado com sua interpretação e com o Blues que ela tem  na voz. Recentemente, quando Ana me convidou para uma parceria em uma música, topei ‘de cara’. Ela é ótima!”  - Roberto Menescal


Ana Lonardi desenha na voz e nas canções a charmosa mistura de influências que percorre sua identidade miscigenada e múltipla: Jazz, MPB, Soul, Samba de Raiz, R&B, Reggae, Samba-Canção. O timbre de veludo, a técnica apurada e as belas nuances com que canta chamaram a atenção de personalidades nacionais e internacionais da Música como Ronaldo Bastos, Roberto Menescal e Ibrahim Ferrer Jr (“Realmente cada cierto tiempo nace un Angel que nos deleita con su voz y belleza...este es tu y este es tu turno, Ana Lonardi." IBRAHIM FERRER JR )

Ana já trabalhou com nomes de peso da música brasileira e internacional como Roberto Menescal, Arrigo Barnabé, Rick Wakeman e algumas das mais importantes orquestras do Rio Grande do Sul. Em 2013, foi destaque gaúcho do programa The Voice Brasil.      
                                                                
Suas composições já fazem parte da programação de diversas rádios no Sul e Sudeste do Brasil, além de rádios em Barcelona e Granada (Espanha). Sua estréia ao vivo na Europa foi através do 2º Festival do Rio Grande do Sul em Paris (outubro/2014).

No Cinema, é protagonista como cantora e atriz do longa-metragem “Nervos de Aço”, de Maurice Capovilla, (Canal Brasil). Ao lado de Arrigo Barnabé, Ana vive a personagem Maria Rosa, cantando canções de Lupicínio Rodrigues. Pré indicado ao Festival de Cinema de Havana, o  longa teve mostras em importantes Festivais de Cinema do Brasil, e hoje prepara estréia para o Festival de Gramado/2015. 

Sua estréia como documentarista lança em 2015 o filme “ARTE DAS MUSAS?”, média-metragem que revela realidades da profissão musical através do olhar de 14 musicistas brasileiras de diferentes gerações, estilos e etnias. O filme foi aclamado pela crítica em sua première. (“Beleza pura o documentário Idealizado e produzido pela maravilhosa Ana Lonardi. Representando várias gerações e gêneros musicais, uma a uma elas falam de como começaram, como chegaram a este momento em suas carreiras e de suas relações de amor incondicional pela música”. JUAREZ FONSECA)

A estréia do primeiro DVD, “Ana Lonardi Ao Vivo no teatro de Câmara Túlio Piva”,  marca a entrada da artista pelo Canal Brasil no circuito nacional. O primeiro disco, “Ana Lonardi”, será duplo: um de sambas e outro intitulado “Noturno”, com influências múltiplas como Jazz, Soul, MPB e R&B. Com composições próprias, releituras e canções inéditas de compositores brasileiros, o álbum terá turnê de lançamento a partir de 2016.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura Afro - brasileira se manifesta na música, religião e culinária

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti