A aberração toma conta dos salões ou a etnografia da cena cotidiana? - Milton Pinheiro
A aberração toma conta dos salões ou a etnografia da cena cotidiana?
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O Brasil talvez seja um dos lugares mais inóspitos do mundo para se
viver nesse momento tão complexo, quando os interesses das classes
dominantes estão pautando a vida social através da mídia, no comportamento celerado do congresso nacional, no judiciário, nas ações da polícia e até nas ruas.
Não pretendo debater nesse pequeno texto o caráter da conjuntura
política. Não entrarei no mérito dos desenlaces premeditados pelo
lumpesinato da política no balcão do congresso nacional. Não está no
escopo deste artigo examinar as artimanhas das frações da burguesia, e a
suas ações, na fermentação de PECs e MPs para proteger os interesses do
rentismo e de outros setores no consórcio que saqueiam o fundo público.
Não quero discorrer sobre a relação do governo usurpador, e seu
mordomo ilegítimo, com a formação de quadrilha que opera a divisão do
erário público identificado pelas delações premiadas… Não debaterei a
sanha “ética” e “moral” desses segmentos médios da população brasileira,
que em desespero político, brada em defesa de um golpe militar,
esquecendo o que foi a corrupção e os serviços públicos durante o
período burgo-militar de 1964-1985… Não, não vou analisar o papel dos
comerciantes da fé que fizeram do templo um balcão de negócios. Por fim,
embora muito importante, não examinarei o combate aberto que setores
relevantes dos trabalhadores e da juventude estudantil realizam nas
ruas, nas escolas e universidades ocupadas, nas fábricas e no campo.
Contudo, depois de muitos “nãos”, quero dizer que temos alguns “sins”
para examinar sem muitas pretensões uma determinada forma de
contaminação nacional: sim, temos a manifestação de bizarrices que tem
tomado conta dos salões… Sim, temos a construção acelerada do
obscurantismo… Sim, o reacionarismo contaminou o pragmatismo de setores
médios da sociedade… Sim, está sendo construído um profundo ódio contra
os pobres em nosso país… Sim, a ignorância e a farsa têm sido o prato
diário dessa manada média da população nacional… Sim, eu acuso, a
burguesia retrógrada e a classe média pragmática – a partir dos seus
extratos superiores – alimentam com farto combustível o fascismo
cotidiano.
Mas a forma como se apresenta essa ópera bufa, de triste e refutável
qualidade, no espaço social do Brasil colonizado, tem um perfil estético
que se manifesta como guerra de posição no cenário da vida cotidiana.
Será que poderíamos discorrer sobre esse levante estético bizarro para
tentar compreender a manada que toma conta dos salões?
Creio que, sem nenhum preconceito, mas apenas por interesse
antropológico, podemos entrar no campo da etnografia para descrever a
manifestação do lixo “social” que infecta com a sua presença viral os
espaços públicos.
Ao adentrarmos o espaço comum dos aeroportos encontramos sempre a
galinhada verde em animado papo sobre o Brasil. Trata-se da sua náusea
em morar entre nós e a manifestação da preferência por Miami, sempre de
forma comparativa.
De repente um jovem mental, mais velho do que a noção de que a mulher
tem que casar virgem, invade sua página nas redes de contágio e diz –
muito irritado – que o PT é comunista e que o escroque do Olavo de
Carvalho está certo.
Nos defrontamos com moças e senhoras, daqueles extratos superiores da
manada média, com enormes relógios dourados, cordões e pulseiras de
igual coloração, envolvida por roupas e bolsas de tecido de oncinha e
adornado de lantejoulas. Sem falar nos famosos óculos, estilo “mulher”
de prefeito do interior, que em situação de comicidade deveria ser usado
para evitar tempestades de areia em algum deserto… Em situação de
bizarria similar, senhores e playboys demonstram os mesmos habitus. É a presença indefectível da cafonice e da ostentação que invade o convívio social e vulgariza a estética.
Agora, em proporção trágica, para essa turma obsoleta – com prazo de
validade vencido – encontra-se a manifestação do comunismo em tudo: até
na bandeira do Japão… Manifestação mais que segura da obtusidade que
anima a interpretação política daqueles que são, e ficarão, conhecidos
na história do tempo presente como coxinhas.
Sempre podemos ter algo mais “complexo” para identificar a desrazão.
Vejamos, tem algumas manifestações da forma estética, sem conhecimento
do conteúdo, que ficam apenas na apresentação do invólucro: usa barba de
árabe, mas é islamofóbico. Veste-se como a juventude questionadora dos
anos 1980, mas seu sonho não passa da tentativa de ser gerente de alguma
‘firma” e para tal o perfil mais adequado é o rapaz vazio do trivago. O
perfil ecológico dessa escória se resume à estética do hippie de
boutique, ou coxinha sustentável, que prefere hospital para cachorro do
que recurso para o SUS. Todos são iguaizinhos, pensando que são únicos e
diferentes.
Outra cena bizarra que invade o cotidiano é ver manadas de coxinhas
manifestando-se por diversos salões do Brasil contra a corrupção
vestidos com a camisas da CBF, entidade de caráter “feudal” com largo
histórico de corrupção. Será aberração ou decomposição do caráter dessa
gente, em seus extratos superiores?
Mas, eis que de repente, surge algo curioso. O pobre, mesmo impactado
pela indigência, mostra-se ágil na interpretação do cotidiano. Ele tem
suas táticas de sobrevivência: observo na Avenida Paulista – onde a
aberração tomou conta do salão – a manifestação dessas estratégias
inovadoras. O mendigo já efetivou a companhia de um cachorrinho para
solicitar a esmola: “contribua para que possa comprar a ração do
cachorro e, se possível, uma marmitex para mim”. Para além da
genialidade do pobre, podemos identificar a desumanidade da “classe”
média.
Outras alegorias que podem nos ajudar a entender essa visão do
inferno, como instrumento para explicar essa pretensa etnografia das
aberrações, pode ser a bizarria que se aproxima do bar intergaláctico do
filme Blade Runner, de Ridley Scott, quando pessoas de
extratos inferiores na pirâmide da manada média participam de
manifestações, com nítido caráter de colonizado, e que essas pessoas por
sua “cor”, classe social, condição socioeconômica sempre sofreram a
ação violenta dos opressores. E elas manifestam-se, vindo da zona leste
de São Paulo, defendendo a candidatura de Donald Trump no salão da
Paulista; quando candidatos negros e homossexuais, nas últimas eleições
posicionaram-se contra as políticas de reparação e combate as opressões;
ou quando esteticamente se agrupam na polarização das camisas, usando a
marca Tommy Hilfiger, cujo dono afirmou que no Brasil sua marca tem que
ser cara para impedir que pobres a usassem.
Essa quadra histórica, quando tudo pode se transformar no seu
contrário, é perturbadora para a ideia de progresso social e
civilizatório. O governo do ilegítimo Michel Temer, a partir da
ampliação das balizas da autocracia burguesa, está criando um Estado de
Exceção, alimentando com seu (des) governo a tragédia social.
Não iria muito longe do ponto de vista ideológico para sugerir uma
resposta política dos de baixo neste momento histórico, afinal, como
afirmava um pensador social alemão, a humanidade só se propõe aquilo que
ela possa realizar. Portanto, ficaria apenas em um bom debate feito
sobre a introdução de um determinado artigo na atual constituição
italiana que nos remete a um clássico direito social: “Quando os poderes
públicos violam as liberdades fundamentais e os direitos garantidos
pela Constituição, a resistência à opressão é um direito e um dever do
cidadão”. Portanto, é mais que imperioso entendermos que “a tradição dos
oprimidos nos ensina que o estado de exceção em que vivemos é na
verdade regra geral. Precisamos construir um conceito de história que
corresponda a essa verdade. Nesse momento, perceberemos que nossa tarefa
é criar um verdadeiro estado de emergência” (Walter Benjamin, Teses “Sobre o conceito de história”).
Trabalhadores, às barricadas!
Milton Pinheiro é cientista político e pesquisador
da área de história política. Professor do Programa de Pós-graduação em
História, cultura e práticas sociais da Universidade do Estado da Bahia
(Uneb). Tem vários livros publicados, entre eles, Ditadura: o que resta da transição (Boitempo, São Paulo, 2014). Colabora com o Blog da Boitempo esporadicamente.
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