Missão da ONU no Afeganstão condena série de três ataques realizados pelo Talibã em Cabul


Missão da ONU no Afeganistão condena série de três ataques realizados pelo Talibã em Cabul


No primeiro dia de 2016, o grupo atacou um restaurante, deixando dois mortos e 18 feridos. Na segunda-feira (4), dois homens-bomba explodiram veículos que mataram três civis e feriram 38.
Em Cabul, Talibã foi responsável por três atentados na primeira semana de 2016. Foto: WikiCommons / Scott Clarkson
Em Cabul, Talibã foi responsável por três atentados na primeira semana de 2016. Foto: WikiCommons / Scott Clarkson
A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) condenou, nesta quarta-feira (6), uma série de três atentados realizados pelo Talibã em áreas civis de Cabul. No primeiro dia de 2016, o grupo atacou o restaurante Le Jardin, provocando a morte de dois civis e deixando outros 18 feridos. Na segunda-feira (4), dois homens-bomba explodiram veículos próximos ao Aeroporto Internacional da capital afegã, matando três pessoas e ferindo 38. Quatro civis integrantes da equipe da ONU ficaram feridos.
Entre o conjunto total de vítimas, estavam dez crianças e nove mulheres. De acordo com a UNAMA, o segundo ataque ocorreu numa área densamente habitada, destruindo ou danificando mais de 80 casas e lojas. A Missão também recebeu relatos de que um quarto atentado teria acontecido na terça-feira (5), na região de Wazir Akbar Khan, onde um carro portando uma bomba magnética teria explodido.
“O uso de dispositivos altamente explosivos em áreas civis povoadas continua a causar danos extremos para as mulheres, crianças e homens afegãos”, afirmou o diretor em exercício da UNAMA, Mark Bowden. “Vidas perdidas, mutilações, destruição de casas, negócios e propriedade pessoal e medo generalizado – essas são as consequências reais dos ataques suicidas em áreas urbanas”.
A Missão da ONU solicitou “que todas as partes reafirmem suas obrigações legais para, a todo o momento, evitar danos a civis” e destacou que os ataques aconteceram num momento em que muitos afegãos alimentavam esperanças de que os diálogos de paz poderiam ser retomados no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura Afro - brasileira se manifesta na música, religião e culinária

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira