Falece professor e escritor Carlos Daglian, sepultado ontem no Cemitério São João Batista

Carlos Daghlian - 16092016
Professor e escritor Carlos Daghlian
Atualizada às 20:50h
Especialista nas obras de Emily Dickinson e Edgar Alan Poe (escritores norte-americanos), o professor e escritor Carlos Daghlian morreu na tarde desta sexta-feira, dia 16, aos 78 anos, no hospital Austa, por falência múltipla dos órgãos. Deixa a esposa, Elza, e a filha, Elza Sueli. Daghlian transpirava intelectualidade, segundo amigos e conhecidos. Dono de uma biblioteca com 10 mil títulos, ele era professor aposentado de literatura norte-americana, homenageado como emérito pela Unesp Rio Preto. Ocupava a cadeira nº 35 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.
Daghlian escreveu os livros Os Discursos Americanos de Joaquim Nabuco (1988), As Técnicas de Persuasão em Moby-Dick (2011) e Emily Dickinson: A Visão Irônica do Mundo (2016), além de escrever o capítulo Poe in Brazil, no livro Poe Abroad (1999). Também organizou os livros Poesia e Música (1985), com o capítulo de sua autoria, Musicalidade na Poesia de Emily Dickinson: Influência e Repercussão. “Carlos foi um exemplo de generosidade e cavalheirismo”, disse o amigo Alaor Ignácio, jornalista.
“Um dos professores mais admirados em todo o sistema universitário brasileiro, graças às suas qualidades intelectuais, às suas atividades como orientador de mestres e doutores e a seu espírito conciliador e agregador. Acho que seu humor contagiante equilibra-se com uma virtude rara hoje em dia, a humildade, que nele nada tem de conformismo com a submissão ou a subserviência”, escreveu outro amigo, o professor Antonio Manoel, na orelha do último livro escrito por Daghlian.
De família armênia (os pais, Leon e Huripsime, sobreviveram ao massacre armênio na Primeira Guerra Mundial, em 1915), Daghlian nasceu em Jaú e formou-se em letras anglo-germânicas na USP. Fez doutorado também pela USP e pós-graduação nos Estados Unidos, além de ser livre-docente pela Unesp. Veio para Rio Preto lecionar na Fafi, hoje Unesp. Foi cofundador da Associação Brasileira dos Professores Universitários de Inglês (Abrapui), tendo sido seu presidente por muitos anos. O sepultamento está marcado para este sábado, 17, no cemitério São João Batista, às 14 horas.
Quem é
  • NomeCarlos Daghlian
  • Nascimento: Jaú, SP
  • Data: 11/1/1938
  • Morte: Rio Preto
  • Data: 16/9/2016
  • Filho de: Leon e Huripsime
  • Casado com: Elza
  • Pai de: Elza Sueli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti