Fatos Históricos do dia 19 de julho - Páginas estruturais


Pedra de Rosetá

Em 19 de julho de 1799 - As tropas Napoleônica, acabaram por encontrar a Pedra de Roseta no Egito, que permitiu a decifração do hieróglifos egípcios.
Em 19 de julho de 1886 - Falece Cesário Verde, poeta português, nascido em 1855, com apenas 31 anos de idade.
Vladimir Mayakovsky

Em 19 de julho de 1893 - Nasceu o poeta russo Vladimir Mayakovsky

Em 19 de julho de 1894 - Emancipação política de São José do Rio Preto, conforme a Lei Estadual de n.294 de 19/07/1894, desmembrada de Jaboticabal.


Em 19 de julho de 1920 - Primeira Convenção Americana pelos Direitos da Mulher em Nova Iorque.
Em 19 de julho de 1920 - II Congresso Mundial da Internacional Comunista, se reuniu em Moscou entre os dias 19/07 a 7/08/1920. Neste Congresso se insiste na necessidade de propagar o sistema de soviets, e devido a existência de social-democrata que solicitavam entrada para evitar a diluição do programa comunista, foram estabelecidos as 21 condições para a adesão à Internacional Comunista entre elas a disposição de realizar trabalhos políticos tanto de forma legal quanto clandestino, e aprovados seus primeiros estatutos.
Em 19 de julho de 1936 - Começou a Resistência Popular em Barcelona num dia depois do golpe militar, no Marrocos, em Córdoba e em Sevilha.
Em 19 de julho de 1941 - Nasce no Rio de Janeiro, Joel Rufino, professor, historiador e escritor brasileiro (falecido em 2015)

Ahmmed Ben Bella

Em 19 de julho de 1965 - O presidente da Argélia, Ahmmed Ben Bella, foi deposto através de um golpe de estado (golpe esse apoiado pelos militares) sem derramamento de sangue.
Em 19 de julho de 1968 A IX Conferência da  Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB condenou a falta de liberdade no País.
Em 19 de julho de 1979 - A Frente Sandinista de Libertação Nacional entrou na Nicarágua. Triunfou a Revolução Nicaraguense.

Em 19 de julho de 1980 - Foi instalado o Museu de Arte Primitivista José Antonio da Silva, organizado pelo próprio pintor. Hoje Diretor do Museu o professor Dr. Romildo Sant'Anna.

Em 19 de julho de 1986 - nasce Aferdita Dreshaj, modelo e cantora Kosovar, vencedora do Concurso Miss Kosovo 2011. Embora nascida em Nova Iorque-EUA, de família albanesa foi criada em Mihigan até ser transferida para Kosovo.
Em 19 de julho 1987 - Faleceu a cantora brasileira Clementina de Jesus

Em 19 de julho de 1988 - nasce Jayah Soelua, transexual, que joga na Seleção Masculina de Futebol de Samoa Americana. E neste ano foi convidada pela FIFA, para integrar o Juri do "Premio Diversidade", contra o preconceito e a discriminação no Futebol.
França Van Dunén
Em 19 de julho de 1991 - França Van Dunén foi nomeado primeiro ministro da República de Angola, o segundo depois desde a Independência do País.
Em 19 de julho de 1994 - O pastor Bizimungu, como ficou conhecido Perezido Kagame Yashimbshise, assume a presidência de Ruanda e na vice presidência assume Paul Kagame.
Em 19 de julho de 1997 - Grileiros atacam lavradores no Eldorado dos Carajás no Para matando dois trabalhadores. Até hoje os principais mandantes do crime não foram punidos.
Em 19 de julho de 2006 - O poeta Jose Agostinho Baptista, recebe o grande Prêmio de Poesia APE/CTT, poeta português natural de Funchal - Madeira.
Em 19 de julho de 2014 - falece Rubens Alves, psicanalista, teólogo e escritor brasileiro.

Em 19 de julho de 2014 - Foi publicado a noticia  de que em  Cabo-Verde a experiencia de  erradicação do paludismo pode ajudar a Guiné-Equatorial na luta contra esta doença, declarou, na cidade da Praia, a secretária de Estado da Saúde da Guiné-Equatorial, Maria Del Carmen Andeme.
Praia - A experiência cabo-verdiana na erradicação do paludismo pode ajudar a Guiné-Equatorial na luta contra esta doença, declarou quinta-feira na cidade da Praia a secretária de Estado da Saúde da Guiné-Equatorial, Maria Del Carmen Andeme.
No termo de uma visita de três dias a Cabo Verde, Carmen Andeme recordou que, há 10 anos, o seu país tem vindo a implementar um programa de luta contra o paludismo, com resultados satisfatórios.
Porém, ela sublinhou que, mesmo assim, o seu país deseja beber a experiência desenvolvida em Cabo Verde, consideração que o paludismo nas ilhas está praticamente erradicado.
De acordo com a governante equato-guineense, os dois países já têm um acordo no domínio da administração pública que poderá ser alargado ao domínio da formação dos recursos humanos, da farmacologia e da saúde.
"O sistema de saúde em Cabo Verde está muito avançado e é digno de elogio e felicitações", disse a governante, destacando o fato de Cabo Verde estar a apostar nos cuidados primários da saúde, um processo que também a Guiné-Equatorial está disposta a relançar.
Carmen Andeme Buna considera que as relações entre os dois países ficaram mais estreitas com a visita que acaba de fazer a Cabo Verde.
Disse também que as relações serão reforçadas com a prevista adesão plena da Guiné- Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ser analisada na cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização agendada para 23 do corrente em Díli, a capital de Timor-Leste.
Carmen Andeme Buna indicou que uma das ações concretas da cooperação entre os dois países será a instalação da empresa cabo-verdiana de laboratórios farmacêuticos INPHARMA na Guiné-Equatorial.
Estas e outras questões serão, segundo ela, materializadas numa visita que o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, deverá efetuar a Guiné Equatorial ainda no decurso deste ano.
Durante a sua estada em Cabo Verde, a governante equato-guineense foi recebida por José Maria Neves e pelos ministros cabo-verdianos da Saúde, Cristina Lima, do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito, e do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, António Correia e Silva.
Além dos encontros de trabalho, Carmen Andeme Buna visitou dois hospitais na ilha de Santiago, vários centros de saúde na capital cabo-verdiana.



Em 19 de julho de 2014 - Os partidos comunistas e operários que assinam este Comunicado Comum condenam o assalto bárbaro e criminoso do estado de Israel contra o povo da Palestina.
Expressamos nossa plena solidariedade com o povo da Palestina e conclamamos os trabalhadores de todo o mundo a mobilizarem-se, para que se fortaleça a onda de condenação a 


Israel e a expressarem de forma prática a solidariedade com o povo da Palestina.
Os EUA têm grandes responsabilidades com estes eventos sangrentos, pois apoiam Israel na continuidade da opressão e do massacre do povo palestino.
Além disso, a União Europeia (UE) também tem responsabilidade porque mantém uma postura de “equidistância” entre o agressor e a vítima e, ao mesmo tempo, desenvolve a cooperação com Israel a nível militar, econômico e político.
Os partidos comunistas e operários que assinam este comunicado exigem:
•A condenação dos crimes contra o povo palestino;
•O fim imediato dos ataques aéreos contínuos contra o povo da Palestina e das operações terrestres;
•A retirada do exército israelense de ocupação;
•A libertação de todos os presos políticos dos cárceres israelenses;
•A derrubada do muro inaceitável de divisão e a suspensão de toda forma de bloqueio a os palestinos, na Margem Ocidental e na Faixa de Gaza;
•O fim dos assentamentos e a retirada de todos os colonos que se assentaram para além das fronteiras de 1967;
•O direito de retorno de todos os refugiados palestinos a seus lares, com base nas decisões pertinentes à ONU;
•O cancelamento dos exercícios militares e de todos os acordos de cooperação militar com Israel;
•Um estado palestino nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital.
SolidNet List
1. Communist Party of Albania
2. PADS, Algeria
3. Communist Party of Australia
4. Democratic Progressive Tribune, Bahrain
5. Communist Party of Bangladesh
6. Workers’ Party of Bangladesh
7. Brazilian Communist Party
8. Communist Party Britain
9. New Communist Party of Britain
10. Communist Party of Canada
11. Communist Party of Chile
12. Socialist Workers’ Party of Croatia
13. AKEL, Cyprus
14. Communist Party in Denmark
15. FARC-EP , PCCC
16. Communist Party of Finland
17. German Communist Party
18. Communist Party of Greece
19. Hungarian Workers’ Party
20. Communist Party of India (Marxist)
21. Tudeh Party, Iran
22. Communist Party of Ireland
23. Jordanian Communist Party
24. Communist Party of Luxembourg
25. Communist Party of Mexico
26. New Communist Party of Netherlands
27. Communist Party of Norway
28. Palestinian Communist Party
29. Palestinian People’s Party
30. Peruvian Communist Party
31. Phillipine Communist Party (PKP-1930)
32. Communist Party of Poland
33. Romanian Communist Party
34. Portuguese Communist Party
35. Communist Party of the Russian Federation
36. Communist Workers’ Party of Russia
37. New Communist Party of Yugoslavia, Serbia
38. Communist Party of Slovakia
39. Communist Party of the Peoples of Spain
40. Party of the Communists of Catalonia, Spain
41. Sudanese Communist Party
42. Communist Party of Sweden
43. Syrian Communist Party
44. Union of Communists of Ukraine
Other Parties
1. Party of Labour of Austria
2. Communist Workers’ Party of Belarus
3. Pole of the Communist Revival in France
4. Communist Party, Italy
5. Communist Party, Sweden
The Statement is still open for signatures

Em 19 de julho de 2015 - OTerreiro do Pai Antunes de Campina Grande,sofre ataque de evangélicos. E para tanto os umbandistas foram até as autoridades policiais na qual foram abertos boletins de ocorrência. Essa violência que sofrem os terreiros de umbanda, candomblés, estão no contexto do racismo brasileiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti