Fatos Históricos do dia 16 de julho - Páginas Estruturais

Em 16 de julho de 1896 - nasce Evelyn Preer, nascida Evelyn Jarvis, atriz afro estadunidense, pioneira no cinema e cantora de blues conhecida pela comunidade afro estadunidense como a Primeira Dama do cinema.
Em 16 de julho de 1917 - Os bolcheviques iniciam as ações para tomar o poder na Rússia, que vai culminar com a Revolução Russa.

Em 16 de julho de 1930 nasce a cantora Eliseth Moreira Cardoso, brasileira. Chamada de a divina da Canção.
Em 16 de julho de 1932 - nasce Zózimo Alves Calazans, bicampeão de futebol brasileiro de 1958 e 1962.
Em 16 de julho de 1934 - Promulgada a Constituição de 1934 de Getúlio Vargas, que nunca cumpriu a tal lei normativa.
Em 16 de julho de 1941- nasceu Desmond Dekker, cantor e compositor jamaicano (falecido em 2006)
Em 16 de julho de 1945 - A força Expedicionária Brasileira - FEB, deixa de existir no corporegular do Exercito brasileiro. exatamente no dia em que o primeiro escalão embarcava na Itália de volta a Portugal.
Em 16 de julho de 1967 - Fim do conflito racial em Newark em Nova Jersey, desencadeados por protesto contra a miséria e o desemprego da população negra, entre os dias 13/14/15/ e 16 de julho, deixando um saldo trágico de 26 mortos entre os quais 24 pessoas afros descendentes e dois brancos. Um episódio visto pela revista estadunidense Life como uma revolução previsível, e tudo teve início com a prisão de um motorista de taxi negro, talvez com uso do abuso da força policial, o que levou  em poucos momentos a população negra a reunir-se diante da delegacia e passaram atirar pedras, o que levou as autoridades a um reforço policial. E depois deste simples episódios de violência contra o motorista, outras dores angustiantes da população dos afros descendentes ganharam visibilidade.
José Ibrahin
Em 16 de julho de 1968 - O Sindicalista, (falecido dia 2/5/2013), José Ibrahim com apenas  21 anos, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco na sua luta por melhores salários e em oposição ao regime militar instalado no Brasil, juntamente com seus camaradas ocuparam as instalações da Cobrasma, uma das mais importantes fabricas  de São Paulo e que tinha na oportunidade três mil funcionários. Depois que essa empresa parou as atividades devido essa greve outras metalúrgicas como a Barreto Keller, Braseixos, Granada, a Lonaflex, e Brawn Boveri. Além da repressão do Estado foram ainda alvos da retaliação do grupo paramilitar intitulado Comando de Caça aos Comunistas o CCC. Na história do sindicalismo brasileiro uma ação da categoria organizada da classe trabalhadora.


Em 16 de julho de 1974 - Falece Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha  teatrólogo, ator, diretor de teatro, e comunista brasileiro.
Em 16 de julho de 1979 - nasce Jayma Mays, atriz e cantora estadunidense.
Em 16 de julho de 1984 - Teve inicio em esmeralda, Equador a I Conferência sobre a Mulher Negra nas Américas.
Em 16 de julho de 1988 - Michel Jackson performa  ao vivo em Londres num show do Bad Word Tour. Que seria lançado o DVD no ano de 2012 como parte do álbum BAD 25.
Em 16 de julho de 1991 - nasce Alexandra Shipp, cantora e atriz estadunidense
Em 16 de julho de 2000 - Falece Barbosa Lima Sobrinho jornalista brasileiro
Em 16 de julho de 2003 - nasce Célia Cruz, cantora de origem cubana.

Em 16 de julho de 2012 - A Comissão pró-Indio de São Paulo por meio da Portaria 303, dispõe sobre as salvaguardas institucionais as terras indígenas conforme entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal na Petição 3388RR. alicerçada nas atribuições do Advogado Geral da União, fundamentado na constituição federal. Em relação ao usufruto das riquezas do solo, dos rios e dos lagos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti