Ensinamentos deNelson Mandela são mensagem poderosa contra o medo e o cinismo- ONU.


Ensinamentos de Nelson Mandela são mensagem ‘poderosa’ contra o medo e o cinismo, diz chefe da ONU


‘Nelson Mandela foi conhecido como o prisioneiro 46664 por 18 anos. Mas ele nunca se tornou um prisioneiro do seu passado. Sentenciado a trabalho pesado e ao encarceramento em solitária em Robben Island, ele se ergueu do sofrimento e da falta de dignidade para levar seu país, e o nosso mundo, a dias melhores’, lembrou o secretário-geral da ONU, António Guterres, neste 18 de julho, Dia Internacional Nelson Mandela.
Em mensagem para o Dia Internacional Nelson Mandela, comemorado neste 18 de julho, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a trajetória e os ensinamentos do líder sul-africano são um exemplo contra o medo, o cinismo e a amargura. O dirigente máximo das Nações Unidas defendeu que a melhor forma de lembrar o legado de Madiba é por meio de ações em prol da paz e dos direitos humanos.
“Nelson Mandela foi conhecido como o prisioneiro 46664 por 18 anos. Mas ele nunca se tornou um prisioneiro do seu passado. Sentenciado a trabalho pesado e ao encarceramento em solitária em Robben Island, ele se ergueu do sofrimento e da falta de dignidade para levar seu país, e o nosso mundo, a dias melhores”, lembrou o chefe da ONU.
Guterres acrescentou que, apesar das dificuldades, o nobel da Paz “nunca sucumbiu à amargura ou a rivalidades pessoais, mas despejou sua energia formidável na concretização de sua visão de uma África do Sul pacífica, multiétnica e democrática”.
“Nelson Mandela disse uma vez que um santo podia ser definido como um pecador que continua tentando. Essa é uma poderosa mensagem de esperança, em um mundo fragmentado de medo e cinismo. Nunca é tarde demais para encarar o futuro e tentar novamente”, disse o secretário-geral.

O dirigente concluiu sua mensagem com um chamado para que cada pessoa faça a sua parte e se envolva na promoção da paz, dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável e de vidas com dignidade para todos. “Cada um de nós pode ser inspirado pelo exemplo de Nelson Mandela e por suas célebres palavras: ‘Sempre parece impossível até ser feito'”, ressaltou.

Direitos das pessoas privadas de liberdade

Também por ocasião da data internacional, o diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, lembrou que o Dia é também uma ocasião para refletir sobre os direitos das pessoas privadas de liberdade.
“Prisioneiros não devem nunca ser ignorados em esforços para fortalecer o Estado de Direito, melhorar os sistemas de justiça criminal e tornar as sociedades resilientes aos flagelos das drogas, do crime, da corrupção e do terrorismo. Prisioneiros continuam sendo parte da sociedade, eles merecem respeito, eles têm direito à dignidade e eles exigem direitos humanos”, disse o chefe da agência da ONU.
Fedotov chamou atenção para a importância dos Padrões Mínimos das Nações Unidas para o Tratamento de Prisioneiros, também conhecidos como Regras Nelson Mandela.

“Em todo o mundo, presidiários enfrentam violência, riscos de saúde devastadores, como HIV e hepatite, e podem ser expostos à radicalização que leva à violência. As Regras Nelson Mandela são um plano para que o gerenciamento carcerário lide com essas questões”, explicou o dirigente.
Fedotov acrescentou que o atual estado das prisões — superlotação, falta de recursos, de equipamentos e de pessoal — leva ao sofrimento dos indivíduos privados de liberdade e, consequentemente, da nossa humanidade compartilhada. “No Dia Nelson Mandela, o UNODC continuará a enfrentar esses desafios e a transformar as palavras poderosas das Regras Nelson Mandela em ações compromissadas e ousadas”, disse.

UNESCO: Mandela é exemplo de luta

Também por ocasião do Dia, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, lembrou um dos pronunciamentos de Mandela no Julgamento de Rivonia: “Eu valorizo o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas convivem em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual eu espero viver e o qual espero alcançar. Porém, se for necessário, é um ideal pelo qual eu estou preparado para morrer”.
A chefe da agência da ONU dedicada à educação, ciência e cultura alertou que os valores defendidos pelo líder sul-africano ainda é um “sonho para muitas sociedades”. “Milhares de mulheres e homens em todo o mundo ainda são presos, torturados e executados por defender esse ideal de paz e igualdade em seus países”, lamentou Bokova.
“Ao celebrar o Dia Internacional de Nelson Mandela, nós prestamos homenagem àquelas pessoas que lutaram e que continuam a lutar pela liberdade, pela dignidade e pelos direitos humanos. Essa luta nunca foi tão importante nas sociedades contemporâneas que são enfraquecidas pela ascensão de múltiplas tensões – econômicas, sociais, políticas e também climáticas”, acrescentou a dirigente.
Nelson Mandela foi embaixador da Boa Vontade da UNESCO. Seus discursos no Julgamento de Rivonia estão arquivados no Registro Memória do Mundo da agência da ONU.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti