Plo for Peac A História secreta do fim do apartheid

“Plot for Peace”, a história secreta do fim do apartheid


Documentário intrigante sobre a história secreta da África do Sul, do fim do apartheid.
Por Marta Patrício .
Nelson Mandela[ Nelson Mandela. REUTERS/Mike Hutchings ]
Plot for Peace é um documentário intrigante sobre a história secreta da África do Sul, do fim do apartheid, e do papel nunca antes revelado que Jean-Yves Ollivier, um discreto empresário francês mais conhecido como «Monsieur Jacques», desempenhou em todos esses acontecimentos.
O documentário de 2013, co-realizado pelo espanhol Carlos Agulló e pela sul-africana Mandy Jacobson, que também é a produtora, venceu vários prémios em festivais de cinema internacionais – Palm Springs, São Paulo e Galway Film Leadh – e recebeu distinções e nomeações em muitos outros.
Nascido na Argélia, Ollivier afirma-se profundamente marcado pelos tempos que antecederam a independência deste país, no qual sentia que a população branca parecia viver numa redoma e incapaz de prever o que estava para vir. Tornou-se um empresário de grande sucesso, embora nunca se chegue a perceber a verdadeira origem dos rendimentos de Ollivier.
Ao longo das décadas de 1980 e 1990,  construiu uma impressionante rede de contactos através da sua actividade como “comerciante internacional”, incluindo líderes políticos com os quais contactava directamente mas que eram considerados “incómodos” pela diplomacia europeia.
DR
DR
O trauma de ter deixado tudo para trás na Argélia e de ter de começar de novo em França foi, segundo o próprio, o que despertou Jean-Yves Ollivier para a necessidade de ser parte activa no processo de consciencializar a população minoritária branca da África do Sul sobre o seu isolamento internacional e sobre a “artificialidade” em que viviam – para que a transição política fosse o mais pacífica possível e sem que a população branca corresse o risco de, nas palavras de Ollivier, “ser atirada ao mar” durante a mudança que parecia iminente. A sua carteira de contactos e o acesso directo a líderes políticos, bem como uma reconhecida habilidade negocial, fizeram de Ollivier a pessoa adequada para o trabalho.
Começou por oferecer os seus serviços como um enviado secreto, primeiro à França e depois ao regime do apartheid na África do Sul, apesar de afirmar sempre que agiu por conta própria e recusar ter sido um “enviado do poder” (de França ou de outro país). Sobrevoou o continente africano a expensas próprias, ajudando a intermediar o Protocolo de Brazzaville de 1988, a retirada das tropas cubanas de Angola, e mesmo a independência da Namíbia. Estes acontecimentos acabaram por criar um clima de desanuviamento na África Austral que evidenciaram o desgaste do apartheid e possibilitaram a libertação de Nelson Mandela.
O filme, contado ao ritmo de um thriller político, contém depoimentos impressionantes e inéditos de Thabo Mbeki, Joaquim Chissano, Denis Sassou-Nguesso, Winnie Mandela e Pik Botha, intercalados com a narração do próprio Jean-Yves Ollivier e com imagens de arquivo, sendo que as mais impressionantes são as da troca de prisioneiros no aeroporto de Maputo de 1987: 133 prisioneiros de guerra – angolanos e namibianos independentistas da SWAPO – e também o capitão Wynand du Toit, comando das forças especiais da África do Sul, cativo em Angola desde 1985 (depois da missão falhada de fazer explodir bases de petróleo em Cabinda).
Ollivier foi condecorado quer pelo governo de P.W. Botha (1987), quer de Nelson Mandela (1995), embora o filme não esclareça quais as verdadeiras motivações do “francês misterioso”. Um sentimento anti-apartheid? Adrenalina? Um homem sozinho e sem filhos, desesperadamente à procura de um legado? Altruísmo? Contrapartidas económicas colaterais? Ollivier não é muito explícito quanto a este ponto.
Plot for Peace deixa os seus espectadores questionando-se, entre a estupefacção e a incredulidade – sem a intervenção isolada de Jean-Yves Ollivier, o apartheid nunca teria caído? Contudo, e apesar disso, este documentário representa um importante registo das manobras de bastidores que levaram não só à libertação de Nelson Mandela, mas também à transferência relativamente pacífica do poder, em 1994, do Partido Nacional para o ANC. E ainda, não são esquecidas as verdadeiras histórias “humanas”, feitas de dúvidas e incertezas, que existem por trás das primeiras páginas dos jornais, da diplomacia e da política, mas que raramente são contadas.

Plot for Peace (Carlos Agulló & Mandy Jacobson, 2013, 83’)

Plot for Peace

1 de 1

* Doutoranda em Estudos Africanos no ISCTE-IUL, Lisboa, investigadora do CEI-IUL (Centro de Estudos Internacionais) e organizadora do AfrikPlay.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti