Fatos Históricos do dia 23 de julho - Páginas Estruturais

Em 23 de julho 1840 - D. Pedro II aos 14 anos tornou-se o II Imperador do Brasil. Com o famoso golpe da maioridade.

Em 23 de julho de 1888 - O hino da Internacional foi entoado pela primeira vez durante uma reunião de vendedores de jornais na cidade de Leslie na França.
Em 23 de julho de 1892 - nasce Tafari Makonnen, que passa a ser chamado de Haile Selassie, imperador da Etiópia. (falecido).
Em 23 de julho de 1902 - Nasce Claudino Jose da silva, foi deputado constituinte pelo Partido Comunista brasileiro - PCB, membro do movimento operário e do movimento negro. O único negro deputado da época.
Em 23 de julho de 1942 - Holocausto- É aberto o campo de concentração de Treblinka.
Em 23 de julho de 1949 - Nasce Flavio Venturini, músico, cantor e compositor brasileiro.
Em 23 de julho de 1952 - O General Muhammad Naguib lidera os oficiais formados por Gammal Abdel Nasser, o verdadeiro poder por trás do golpe que derrubou o Rei Faruk do Egito.

Em 23 de julho de 1952 - O atleta brasileiro Ademar Ferreira da Silva, conquista a Medalha de Ouro em Helsinque na Finlândia, o seu salto triplo na marca de 16,22.

Em 23 de julho de 1955 - nasce Vital Lima, musico, cantor, compositor brasileiro.

Em 23 de julho de 1986 - nasce Ayka Kmatsu - cantora japonesa
Em 23 de julho de 1987 - nasce Felipe Dylon, cantor, ator  e compositor brasileiro
Em 23 de julho de 1988 - nasce Pippa Bennett atriz inglesa.
Em 23 de julho de 1990 nasce Gracie Carvalho, modelo brasileira
Em 23 de julho de 1990 - Em reunião realizada entre o rei Hussein da Jordania, Hosni Mubarak do Egito e Tarik Azis, quando o Cairo chamou pra si a tentativa de resoluçãodas crises fronteiriças entre o Iraque e o Kuwait.



Em 23 de julho de 1993 - Diversas crianças que dormiam próximo a Igreja da Candelária, quando oito crianças foram assassinadas e duas feridas gravemente . Fato este ocorrido, graças a violência de policiais  militares do Rio de Janeiro . Este episódio ficou conhecido como a Chacina da Candelária.

Em 23 de julho de 1999 falece o rei Hassan II do Marrocos
Em 23 de julho de 2013 - Falece o grande sanfoneiro brasileiro  Dominguinhos
Em 23 de julho de 2013 - falece Djalma Santos, bicampeão do Futebol brasileiro
Em 23 de julho de 2014 - falece o escritor brasileiro Ariano Suassuna.

Em 23 de julho de 2014 -Os jornais divulgaram que tarde de ontem(22/07/2014 estava a começar quando um voo norte-americano da Delta Airlines em rota para Telavive recebeu ordens para reverter a marcha e aterrar em Paris. A essa hora, a autoridade de aviação dos EUA (FAA) anunciava a suspensão de todos os voos de companhias aéreas norte-americanas para o Ben Gurion, após um rocket caseiro disparado pelo Hamas da Faixa de Gaza cair a menos de dois quilómetros de distância do aeroporto internacional de Israel. A suspensão, disse um porta-voz da FAA, iria ficar em vigor "durante 24 horas", até ao início da tarde de hoje, enquanto a situação é analisada para novas instruções serem dadas às companhias "assim que as condições o permitirem". Companhias aéreas europeias, como a Lufthansa, a Air France e a KLM seguiram o exemplo e cancelaram todos os voos.
A essa hora, era anunciado que o balanço de palestinianos mortos na ofensiva israelita à Faixa subiu para 607, na sua maioria civis, incluindo dezenas de mulheres e pelo menos 161 crianças. O Hamas, grupo que domina desde 2006 o enclave palestiniano sob bloqueio de Israel e do Egipto, voltou a sublinhar que está disponível para aceitar uma trégua humanitária que permita a entrada de alimentos e ajuda médica urgente no território, mas que não vai aceitar qualquer cessar-fogo, mediado pelo Egipto ou por outro país da região, que não tenha em conta as suas exigências, nomeadamente o fim do bloqueio que estrangula a Faixa há décadas. "Nenhum cessar-fogo foi alcançado até agora, reafirmamos as nossas condições", declarou Mohamed Nazzal, do gabinete político do Hamas.
O grupo mantém ter capturado o soldado israelita Oron Shaul como "prisioneiro de guerra", informação avançada há três dias e que o governo israelita de Benjamin Netanyahu inicialmente desmentiu. Ontem, essa posição mudou, com o exército a reconhecer que o soldado "está desaparecido", mas a sublinhar que este poderá ter sido morto juntamente com outros seis soldados de combate durante a invasão de Gaza, que se seguiu a duas semanas de intensos bombardeamentos e ataques aéreos ao enclave na operação Barreira de Protecção, ordenada por Netanyahu a 7 de Julho para destruir o Hamas e os seus túneis.
Em 23 de julho de 2015 - A Apeoesp Sindicato dos Professores da rede oficial do Estado de São Paulo, consegue na justiça a liminar para que o governo pague pelos dias parados, referente a greve dos professores.
Em 23 de julho de 2016 - Em Luanda a Grande festa da Música Angolana, com oito dias de apresentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti