Movimento Negro em solidariedade faz doação de sangue em São Jose do Rio Preto

Movimento Negro em Solidariedade faz doação de Sangue em São José do Rio Preto



Várias pessoas do Movimento Negro Regional de São José do Rio Preto-SP, unem-se para no dia 5 do mês de agosto de 2017 organizar um dia da "doação de Sangue", da comunidade afro, no Hemocentro de São José do Rio Preto-SP, sito a Avenida Jamil feres Kfouri, 80- Jardim Panorama, cep. 15091-240, telefone (17)32015151.  Este gesto simples parte do processo de civilidade e solidariedade entre todos os seres humanos portador do sentimentos de uma plena comunhão da existência.



Pensando num mundo melhor, na vida em si, na respiração em mantram, na provisão suficiente para fortalecer outros corpos que tenha sofridos uma intervenção cirúrgicas, ou que tenham passados por um procedimento médico e que necessitem a suficiente força vital, a comunidade doam sangues.



Para todos os afros-descendentes que  participa de um zelo, nesta sociedade, para ter uma melhor condição estabelecida em relação ao encorajamento de edificar-se sempre com um gesto simples porém nobre, mas tendo como função um bem comum, o próximo independente da matriz religiosa, da cor da pele o do fenótipo de origem. Isto significa que há um pensar  de forma humanista.



A ideia é erguer plenamente  numa ação construtiva ao nível de uma virtuosa responsabilidade, acatando as experiências de acolhimento ao banco de sangues locais numa demonstração pequenina mas de racionalidade plena e afetiva. Entendendo que no Brasil, não há uma política pública de preparação de captação de sangue desde a infância, mas é gesto humanista e de respeito ao próximo é necessário. E um outro elemento é que apenas 40% da população sabe o seu tipo sanguíneo. E para doar existe uma só condição ser fraternalmente solidário(a), e  ter as condições de saúdes com algumas premissas:



a)Não estar grávida

b)Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses
c)Estar em boa condição de saúde
d)Não estar gripado
e)ter entre 16 a 69 anos
f)pesar um mínimo de 50 kg.
g)estar alimentando e evitar ingerir alimentos gordurosos
h)Não ter tido hepatite após 10 anos de idade
i) não estar usando medicamentos


Mas os procedimentos hospitalares e as recomendações aos doadores passam inicialmente por um processo de pré - triagem em entrevista com profissionais da saúde no próprio Hemocentro.



No Brasil muita gente doa só que é muito menos do que doam em outros países, como na Argentina, no Uruguai ou em Cuba. E no Brasil há uma estatística de cada 6 para cada 10 doares 59,52% são voluntários, já em Cuba é 100% voluntários, assim como na Nicarágua, depois vemos na Colômbia em que 84% são voluntários. Uma outra estatística é que apenas 1,8 da nossa população doam sangues e precisamos aumentar já que a taxa da ONU fala em 3 a 5%.



Assim os afrodescendentes procedem neste caminho como uma missão de fraternidade de camaradagem, possibilitando fazer dum ato a possibilidade de  mudar um costume, de forma a personalizar a nossa presença na terra e escrevendo no livro da vida um gesto de amor.



Todos nós estamos certos de que o líquido vermelho que circula nas artérias e nas veias é o líquido nutritivo do organismo físico, que sai do coração e é levado a todas as parte do corpo pelas artérias e depois de ter distribuídos  as forças nutritivas aos órgãos, volta, pelas veias, ao coração qual envia aos pulmões onde o sangue se oxigena e dali volta ao coração para recomeçar seu giro. E o que podemos fazer é atender as pessoas que necessitam deste sangue e isto se estivermos aptos a doar, conjugaremos num ato  solidário sempre. E essa é uma ação que permitem-nos até classificar educacional, traçada neste momento  de uma complicada conjuntura política sócia econômica brasileira. Em que estamos submetidos a uma política de governo devastadora para a comunidade dos afro-brasileira,  visto que no dia 26/07/2017, o site do Uol, trouxe uma reportagem de que de 10 pessoas assassinada pelos agentes de segurança no Estado do Rio de Janeiro 9 são afrodescendentes. Mas nós do Movimento Negro de forma humanista fazemos a nossa parte, não pregamos violências e sim salvamos vidas.




 Pelo Movimento Negro Regional
1- Silvia Negra
2- Olivia Justo

texto- Manoel Messias Pereira -(Coletivo Minervino de Oliveira -São Jose do Rio Preto-SP.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti