Fatos Históricos do dia 21 de julho - Páginas Estruturais


Em 21 de julho de 1882 - surgiu na Bahia o Semanário "O Socialista", acima temos uma figura de Lenin, que nesta época nem existia porém no século XX foi um dos baluarte, em estabelecer a teoria revolucionária como práxis, na Rússia, e que foi pilar da União Soviética.
Em 21 de julho de 1897 - Os portugueses por meio da chamada Campanha Pacificação Portuguesa, atacam e vencem o exercito de Gungunhana, que não tinha armamento de fogo e era dirigido sob a liderança de Maguiguane Cossa e foram derrotados em Macotentene a 10 km de Chibuto. com essa vitoria dos lusos sob os moçambicanos, possibilitou o domínio definitivo dos colonizadores portuguesa no sul de Moçambique.

Em 21de julho de 1944 - nasce no bairro de Botafogo-RJ, Jovelina Faria Belfort, cujo o nome artístico é Jovelina Pérola Negra, cantora e compositora brasileira.(falecida em 2/11/1998)

Em 21 de julho de 1946 o presidente boliviano Gualberto Villarroel foi enforcado, na sequencia de um levante popular.


Em 21 de julho de 1949 - nasce Luís Carlos Batista, cujo o nome artístico é Luís Carlos da Villa, cantor e compositor, falecido em 20/10/2008

Em 21 de julho de 1954 - A França derrotada assina com a República Democrata do Vietnã, o acordo de cessar fogo, dividindo o país em Vietnã do Norte com inspiração comunista e no Sul o Estado submisso ao capitalismo.

Em 21 de julho de 1967 - Albert J. Luthuli, líder politico africano recebe o Prêmio Nobel da Paz

Em 21 de julho de 1969 - Tem início em Argel o Festival Cultural Pan Africano
Em 21 de julho de 1971 - Nasce em Londres Charlotte Gainsbourg, melhor atriz de Cannes de 2009.
Em 21 de julho de 1972 - nasce Catherine Ndereba maratonista queniana
Em 21 de julho de 1976 - nasce em Salvador -BA, Emanuelle Araujo, cantora e atriz da rede Globo e Banda Eva.


Em 21 de julho de 1983 - Tivemos a Greve Geral Nacional (primeiro depois de 1964) Sindicatos sofrem intervenção

São Paulo, sábado, 21 de julho de 2001 



ETIÓPIA

Em livro, filme e mostra em Portugal, Manuel Ramos discute legado cultural e religioso do país

Antropólogo revê mitos e história etíopesSYLVIA COLOMBO
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA 

Dois motivos levam a Etiópia a frequentar com assiduidade o noticiário dos dias de hoje: quando surgem novos números sobre a fome no mundo ou quando um fóssil muito antigo aparece e desafia teorias sobre onde surgiu o primeiro ancestral do homem.
Nenhum dos dois foi o que levou o antropólogo português Manuel João Ramos, 41, autor de "Histórias Etíopes" a se interessar pela Etiópia. O que o impulsionou foi a vontade de lançar uma discussão sobre os numerosos clichês que cercam a história desse país africano e investigar o que os mitos etíopes legaram à religião e à cultura ocidentais.
Ramos trata da construção histórica de lendas como a da rainha de Sabá e a do suposto destino da Arca da Aliança, onde Moisés teria guardado as Tábuas da Lei. Revê ainda o significado da imagem de Haile Selassie (que governou entre 1930-74) para o rastafarianismo e o mito de Preste João.
A viagem do antropólogo, realizada entre março e junho de 1999, inspirou, além do livro, lançado em Portugal no início do ano, a exposição "Arte Narrativa Etíope", que atualmente roda o país, e um filme, que o antropólogo finaliza com o diretor Pedro Caldas.
"Quis aproveitar o contexto sensível das comemorações dos Descobrimentos para fazer uma crítica da história da presença portuguesa na África", disse o autor em entrevista à Folha.
A primeira documentação usada por Ramos foi, justamente, aquela deixada pelos jesuítas portugueses nos séculos 16 e 17.
Ramos fala da relação entre o mito do Preste João e a expansão marítima. Segundo a lenda, que circulou intensamente na Idade Média, Preste João teria sido um imperador cristão negro de um poderoso país africano. Os reis portugueses sonhavam em travar contato com Preste João e tê-lo como aliado contra os mouros.
"A idéia dessa aliança foi retomada nos Descobrimentos e justificou as ambições ibéricas de constituição de um império mundial por meio da evangelização das populações submetidas."
Os símbolos religiosos merecem especial atenção do autor. O cristianismo se estabeleceu na Etiópia no século 4 e permaneceu muito forte, mesmo depois da expansão do islamismo na região, no século 7. "A iconografia ortodoxa etíope tem muito a explicar à nossa concepção ocidental da religião, pois revela uma relação diferente entre sociedade e fé."
Além do relato em forma de diário e das análises de textos e lendas, "Histórias Etíopes" contém uma série de desenhos feitos pelo autor durante a viagem.
O filme, também baseado na mesma viagem, está em fase final de produção, e parte da história verídica de um quadro oferecido por um rei português ao imperador etíope, no século 16, e que, por conta de guerras e invasões européias, acaba retornando a Lisboa quatro séculos depois. "Além do inusitado da história, a trajetória do quadro permite comparar a relação que as duas sociedades, a portuguesa católica e a etíope ortodoxa, têm com a arte."

Em 21 de julho de 2001 - A Folha de São Paulo, por meio da sua Folha Ilustrada traz o texto que fala da amostra em Portugal da obra de Manuel Ramos intitulado "Antropólogo revê mitos e história etíopes"



Em 21 de julho de 2004 - As autoridades sauditas encontraram a cabeça cortada de Paul Johnson, americano sequestrado em Riad.

Em 21 de julho de 2013 - O Ministério da Cultura - Minc em parceria com as Organizações Indigenas, a Funai, promove em Luziânia, o Primeiro Fórum Nacional setorial da Cultura dos Povos Indígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia - Consciência social _ Manoel Messias Pereira

Poesia - No capitalismo é assim - Manoel Messias Pereira

Poesia - ferro - Luis Silva Cuti